TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Regras Que Salvam Vida

Por:   •  2/1/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 6

UNIDADE 5 – REGRAS SALVAM VIDAS

Ambiente onde a Safe vai estar: Linha de Packaging (Imagem abaixo)

[pic 1]

[Vídeo da safe]

Agora que você já sabe como se proteger utilizando os EPIs e conhece nossos procedimentos básicos de segurança, vamos conversar sobre as Regras de Ouro!

Mas você deve estar se perguntando, o que são essas Regras né?

Tratam-se de 6 regras simples e inegociáveis, que têm como objetivo reforçar comportamentos e procedimentos de segurança em atividades realizadas que são mais prováveis de causar acidentes com dano severo.

Vamos conhecer um pouco melhor sobre elas:

[pic 2][a]

[Sempre que for falar sobre uma regra de ouro, destacar ela na imagem]

SAM/ LOTOTO: sempre verificarei o isolamento adequado de energia perigosa, executando o LOTOTO ou SAM antes de acessar o equipamento e/ou energia ativa.

As intervenções em máquinas e equipamentos costumam ser fonte de riscos aos trabalhadores, então por isso, antes de iniciar qualquer atividade de intervenção, manutenção e/ou limpeza, é de extrema importância garantir que eles não vão ser capazes de efetuar movimentos inesperados e/ou descarreguem alguma energia que ficou armazenada.

Isso é garantido através da aplicação dos procedimentos de bloqueio e sinalização das fontes de energia. 

[Vídeo da NR sobre bloqueio de energia]

Neste módulo, ainda não vamos te passar o como fazemos esses bloqueios de energia, existe um treinamento inteiro só sobre essas atividades. Mas é importante que você entenda aqui que acessar/entrar e realizar manutenção e/ou limpeza nessas máquinas são atividades que SÓ devem ser realizadas por pessoas treinadas e com domínio total dessas atividades.

Trabalho em altura: sempre usarei todos os equipamentos de proteção contra queda adequados para o trabalho em altura.

Dentro de ambientes industriais existem algumas atividades que para serem realizadas precisam de acesso a lugares com mais de 2 metros de altura.  Alguns exemplos dessas atividades são:

  • Manutenção em telhados (telhas, chaminés, exaustores etc);
  • Pintura, limpeza e serviços de alvenaria nas fachadas e estruturas;
  • Instalação e manutenção elétrica;
  • Manutenção de redes hidráulicas aéreas.

Assim como o acesso a máquinas e procedimentos de bloqueio de energia, os trabalhos em altura só poderão ser executados por pessoas devidamente treinadas e orientadas!

Veículos: sempre vou manter a distância mínima de segurança entre veículos e/ou pedestres.

Em ambientes industriais temos diversos tipos de veículos, como por exemplo a empilhadeira.

[pic 3]

Assim como com qualquer automóvel, devemos manter uma distância segura em relação a esses veículos. Para o caso das empilhadeiras, a distância segura é de 5metros, e você consegue saber que está a 5 metros da empilhadeira pois ela tem um sensor luminoso, que projeta no chão uma luz que demarca a distância de 5 metros.

[pic 4] 

[pic 5]

Cuidado ao posicionar, pois existem pontos cegos de equipamentos; Você sabia que uma empilhadeira tem PELO MENOS 11 pontos cegos?

Os pontos cegos são áreas que escapam da visibilidade do motorista, pois os espelhos não conseguem captar determinadas áreas ao redor do veículo. Isso significa que se você estiver próximo de uma empilhadeira tem grandes chances do condutor não conseguir te ver!

Se precisar falar com o operador/motorista, fazer contato visual, sinalizar e somente se aproximar quando o equipamento estiver totalmente parado.

[VÍDEO PONTOS CEGOS DE UMA EMPILHADEIRA]

Outro recurso que temos para manter uma distância segura entre homem e máquina é o conceito de redzone!

Você já ouviu falar desse termo?

A redzone são áreas onde  temos transito de empilhadeiras e de pedestres. Isso faz com que seja uma área perigosa e requer muita atenção para circular nesses locais.

Essas zonas estão com o chão pintado de vermelho, indicando que ali possui esse tipo de interação, mas existe uma regra fundamental para acessar esses lugares:

Somente pode haver 1 dos dois circulantes dentro da área vermelha: ou máquina, ou homem, nunca os dois juntos.

Então, sempre que precisar entrar em uma redzone, certifique-se que não há uma empilhadeira dentro dela, mas caso haja, sinalize ao operador de empilhadeira que precisa acessar o local, e quando o mesmo se retirar da área demarcada, você pode acessar.

[Safe explicando com fotos/ Ilustração da situação da redzone]

Além disso, é um comportamento esperado que você sempre utilize as faixas de pedestre para cruzar as ruas, tanto dentro dos armazéns de produto quanto fora do armazém, onde há circulação de carros e caminhões.

Permissão de trabalho (PT): sempre vou trabalhar com uma autorização de trabalho válida, garantindo que todos os riscos estejam cobertos.

A PT é um documento muito utilizado no ambiente industrial, utilizados ​​para controlar certos tipos de atividades identificadas como potencialmente perigosas e para garantir que elas sejam iniciadas quando procedimentos seguros sejam definidos.

Esse documento permite o trabalho em áreas de risco por determinado tempo.

Esses documentos também servem como meio de comunicação entre o responsável pelo local/instalações, os responsáveis ​​da área, os operadores e os executores da tarefa de risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (746.6 Kb)   docx (702.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com