TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Relações Que Permeiam A Escola

Casos: As Relações Que Permeiam A Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO ESCOLAR

AS RELAÇÕES QUE PERMEIAM A ESCOLA

Disciplina: EDG06 Aprendizagem Escolar e o Trabalho Pedagógico.

Professor: Msc. Profª. Drª. Rivânia Maria Trotta Sant'Ana

Nome(s) cursista(s): Valéria Aparecida Tonhela Rocha

Polo, João Monlevade

2014

AS RELAÇÕES QUE PERMEIAM A ESCOLA

A qualidade da escola é condição essencial de inclusão e democratização das oportunidades para aquisição de conhecimentos e a promoção do bem estar das crianças e jovens. E o desafio de oferecer uma educação básica de qualidade para inserção do aluno no mundo a que pertence e a consolidação da cidadania é tarefa de todos.

As interações que permeiam o âmbito escolar é que definirão os passos para uma prática pedagógica que possibilite a todos os alunos condições mínimas necessárias para efetivar a aprendizagem.

Saber qual aluno temos, hoje, presente na escola e como professores e coordenadores percebem esse sujeito da aprendizagem é fundamental para uma educação voltada para a construção do conhecimento significativo.

Para Dayrell (2007) “é importante situar o lugar social desses jovens, o que vai determinar, em parte, os limites e as possibilidades com os quais constroem uma determinada condição social.” Diante desse contexto os jovens que compõem a E.E. Imaculada Conceição na sua maioria são oriundos das camadas populares e enfrentam desafios para se tornarem parte da sociedade em que vivem. As vivências e fragilidades estão presentes no dia a dia da escola, seja através da passividade, vir a escola por obrigação, ou transgredindo regras para manifestar a sua insatisfação quanto ao sistema.

Os professores que atuam na escola têm uma vasta experiência, possuem competência técnica e alguns identificam os jovens como sujeitos da aprendizagem, mantêm uma relação que possibilita conviverem em harmonia e entendem todo o processo de transformação, angústias e anseios pelo qual os educandos estão passando.

Como coordenadora pedagógica mantenho com o aluno uma relação de reciprocidade, onde o respeito à diversidade de opiniões é garantia de um bom relacionamento e ouvi-lo é fundamental para estabelecer vínculos, o que é realizado em todos os momentos possíveis no interior da escola, durante o recreio, nas visitas as salas de aulas e quando o aluno tem necessidade procurando para conversar sobre o que o está incomodando ou apenas para “jogar conversa fora”. Além desses momentos diários, planejo encontros com toda a turma com foco em algum tema do interesse dos educandos, utilizando técnicas variadas, possibilitando uma maior interação entre alunos/professores/coordenadores. Os conselhos de classe oportunizam condições para ouvir e avaliar os jovens nas suas dificuldades e avanços quanto ao processo ensino aprendizagem.

As interações entre professor e coordenador pedagógico são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com