TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Situações vivenciadas cotidianamente no estágio

Por:   •  3/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.587 Palavras (11 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 11

            INTRODUÇÃO:

Situações vivenciadas cotidianamente no estágio fez em mim, aflorar em meu subconsciente um espírito responsável. A responsabilidade é sem sobra de dúvidas, a qualidade primordial de qualquer profissional que se preze.

Com o discernimento que deve sempre, em todas as situações da vida, ser muito pontual, passa a vivenciar a necessidade prática de estar no horário pré-estabelecido em todos os locais no qual me comprometi a comparecer.

Passei a ter disciplina, buscando sempre objetivar a formulação do que me foi passado. Ter disciplina é basicamente estar ciente do que deve ser feito, o prazo no qual a tarefa deverá ser desempenhada e seu grau de prioridade.

Ter organização, que é outra importante aliada de todo profissional, é também francamente desenvolvida no momento do estágio.  Um estagiário responsável tende a também ser um profissional responsável.

De fato, reconheci minhas limitações, procurei ser humilde em dizer que não sabia, mas que deseja aprender, e recebi as devidas instruções/ensinamentos para desenvolver a dispensação corretamente dos medicamentos, ali proposto pelo meu supervisor. Assim desenvolveu em mim uma autoconfiança profissional: identidade própria, iniciativa, competitividade, capacidade de trabalhar em grupo, espírito de liderança e pró-atividade.

        O Hospital Espírita de Anápolis, Goiás. Completando 60 anos de serviços à comunidade em geral, o SEA (Sanatório Espírita de Anápolis) faz um balanço dos mais positivos, O Sanatório Espírita foi fundado em 23 de abril de 1950, por um grupo de espíritas locais preocupados com a situação dos portadores de transtornos mentais, que não dispunham de uma casa que os acolhesse para tratamento. Durante esse tempo, registraram-se mais de 300 mil internações e cerca de meio milhão de consultas ambulatoriais. O Sanatório Espírita de Anápolis é considerado como instituição de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal. É uma entidade filantrópica que durante anos esteve registrada no Conselho Nacional de Assistência Social (atualmente no Ministério da Saúde). É, também, vinculada aos demais órgãos competentes e normalizadores do setor. Pesquisa do Ministério da Saúde, realizada em 2000, pelo Departamento de Controle e Avaliação de Sistemas, junto aos usuários do SUS nos hospitais do País que mantém esse convênio, conferiu ao SEA um escore final de 8,59 pontos. O SEA conta com um quadro de quase 300 colaboradores de alta qualidade. Vários dos funcionários atuam há várias décadas instituição. A equipe multiprofissional, propriamente dita, é composta por 7 médicos psiquiatras, 7 médicos plantonistas, 3 médicos clínicos, 1 médico do trabalho, 6 psicólogos, 1 terapeuta ocupacional, 1 pedagogo, 1 professor de educação física, 6 assistentes sociais, 8 enfermeiros-padrão

1 nutricionista, 1 farmacêutico, 7 monitores de terapia ocupacional. Os demais funcionários estão distribuídos pelos diversos setores.

  OBJETIVOS:

           Integrar a equipa multidisciplinar e conhecer a sua dinâmica de funcionamento, bem como, os projetos de intervenção na área da saúde mental, participando ativamente nos momentos que possam contribuir.

           Aprofundar conhecimentos e promover o desenvolvimento profissional no

Âmbito dos cuidados da dispensação dos medicamentos de saúde mental e psiquiatria. Integrei a dinâmica das equipas multidisciplinar e interdisciplinar, consultei e analisei planos de ação, normas, programas e protocolos existentes nos serviços da dispensação

           

             ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Compreendi através do ato da dispensação racional de medicamentos, prestando informações acerca das características farmacodinâmicas dos mesmos, bem como estudo da posologia, verificação de interações medicamentosas e com alimentos, contraindicações, dentre outras.

Estas informações devem ser repassadas para o hospital de forma clara e objetiva de modo que a mesma não tenha nenhuma dúvida acerca do esquema terapêutico proposto.

Objetivos:

1.Distribuir os medicamentos de forma ordenada e racional.

2.Prestar informações sobre os mesmos no que diz respeito a estabilidade, características organolépticas, indicação terapêutica, contraindicação.

3.Diminuir erros de medicação.

4.Diminuir os custos com medicamentos.

5.Aumentar a segurança para o paciente.

6.Racionalizar a distribuição e administração.

7.Aumentar o controle sobre os medicamentos, acesso do Farmacêutico as informações sobre o paciente.

A elaboração de um sistema de distribuição de medicamentos requer uma investigação em profundidade, de atividades que possam garantir eficiência, economia e segurança.

A sequência de eventos que envolve a distribuição do medicamento começa quando o mesmo é adquirido e a partir de então um modelo é seguido até sua administração ao paciente ou, por algum motivo seja devolvido à Farmácia, para se concluir o processo.

Um sistema de distribuição deve atender a todas as áreas da instituição onde são utilizados medicamentos e correlatos.

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO COLETIVO DE MEDICAMENTOS:

É um sistema onde os pedidos de medicamentos à Farmácia são feitos através da transcrição da prescrição médica pela enfermagem. Estes pedidos não são feitos em nome dos pacientes, mas sim, em nome de setores. A Farmácia envia uma certa quantidade de medicamentos para serem estocados nas unidades de enfermagem e demais setores, que de acordo com as prescrições médicas vão sendo ministradas aos pacientes. É um sistema que apresenta falhas, pois não há a participação direta do Farmacêutico.

Vantagens:

Grande arsenal terapêutico nas unidades, o que facilita o uso imediato dos medicamentos.

Diminui os pedidos à Farmácia.

Diminui as tarefas a serem executadas pela Farmácia.

Desvantagens:

Requisições são feitas através da transcrição da prescrição médica o que pode ocasionar erros de transação, tais como: omissões e trocas de medicamentos.

Aumenta o gasto com medicamentos em consequências de:

Incapacidade da Farmácia em controlar adequadamente os medicamentos.

Desvio de medicamentos.

Mal acondicionamento de medicamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (152.1 Kb)   docx (57.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com