TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Substâncias Químicas

Por:   •  15/7/2021  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 2

As substâncias químicas estão presentes em toda parte (naturais ou produzidas artificialmente pelo homem), nos mais diversos produtos, com funções que vão desde a limpeza de uma casa ou restaurante e até como o de um motor impulsionador do segmento industrial. O risco químico é um tipo de risco ambiental (aquele que o trabalhador é exposto no ambiente de trabalho), tal quais os físicos e biológicos, porém o risco químico trata da probabilidade da exposição do trabalhador à agentes químicos, que geralmente são danosos à nossa saúde.

Os agentes químicos são substâncias ou compostos que possam penetrar no organismo por meio da respiração, em forma de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou também, dependendo da atividade que é realizada e da maneira que o agente é manipulado possam ter contato ou ser absorvidos através da pele ou até mesmo por ingestão. Um vilão da saúde humana são os solventes, muito comuns nas indústrias e estão presentes ao ar livre, pois são emitidos pelos escapamentos dos automóveis, podem causar vários danos às vias respiratórias, pele e visão. No contexto atual é importante que todas as empresas invistam em Segurança do Trabalho e obedeçam as normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho.

Importante lembrar que a Segurança do Trabalho é um conjunto de medidas adotadas, com o objetivo de diminuir os riscos e proteger os colaboradores de possíveis doenças, desenvolvendo a Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos e planejando avaliações de risco que permite a aplicação de um programa de qualidade de segurança, saúde e meio ambiente.

Logo, investir em Segurança do Trabalho é investir em melhorias, promovendo um bem estar entre os funcionários e a sociedade, por fim reduzindo custo com licenças médicas, implantando a Norma Regulamentadora 32 que estabelece as práticas e restrições necessárias para a manipulação dos agentes químicos no ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com