TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tecnicas de Negociação

Por:   •  7/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO


O objetivo de uma negociação é convencer outra pessoa usando um conjunto de argumentos convincentes para solucionar ou contornar algum problema. Iniciando por levantar seus interesses, necessidades e ambições. O ideal em uma negociação seria envolver e convencer a outra pessoa utilizando argumentos convincentes para solucionar o problema em questão. Iniciando por levantar suas necessidades e interesses. Em seguida criar estratégias a fim de satisfazer os interesses das duas partes.

A finalidade deste trabalho é de analisar uma situação de conflito entre duas frentes valendo-se de técnicas de negociação e habilidades que englobe todas as partes envolvidas onde as mesmas possam se beneficiar com as mudanças propostas, visando chegar a um acordo satisfatório de maneira eficaz. Para uma negociação precisamos entender todas das questões que envolvem a outra parte, e também as objeções que seu oponente pode criar e se recusar a cooperar, podendo assim usar as técnicas convencionais de negociação das quais adquiriu conhecimento ao longo de sua formação cognitiva, até mesmo tendo conhecimento de uma negociação cooperativa ele pode rejeitá-la por não por não visualizar os benefícios, mesmo contrariando sua vontade. Para contornar uma resposta negativa precisamos transpor todas as barreiras à cooperação tais como: impressões negativas do outro, formas de negociação e ceticismo. Devemos buscar tentar convencer a outra parte das vantagens deste tipo de negociação.
Na negociação não se pode improvisar as estratégias que vão ser utilizadas, elas devem estar definidas e prontas antes de se iniciar qualquer abordagem de negociação, sendo que a ética e transparência são fatores importantes no andamento da negociação, principalmente quando se busca uma negociação estratégica, é fundamental uma boa comunicação, argumentos, mostrar benefícios a fim de contornar objeções, estar bem informado e esclarecer bem os objetivos da Gravadora.










Passo 1


Perfil do negociador da gravadora:

Negociador: José Braga

Formação: Estrategista de negócios

Objetivos: Implantação de uma gravadora no bairro

Alegação: A implantação da gravadora é necessária

Incentivo: A gravadora no bairro poderá trazer benefícios, tais como iluminação e pavimentação, pois o bairro é novo e precisa de melhorias.


Perfil da associação dos moradores do bairro:

Líder: Amanda Marques

Formação: administradora

Objetivos: Impedir a construção da gravadora no bairro, argumentando que próximo ao local moram pessoas da 3º idade e que haverá perturbação devido ao barulho.

Argumentos:  A gravadora irá trazer transtornos e barulho, o local não é adequado.

Informações importantes: Os moradores valorizam a tranquilidade, são questionadores e a maioria são bem conservadores.


Estimulo: o bairro não precisa desse empreendimento.








Passo 2

Gravadora
Amigável: Procura a melhor forma possível de satisfazer a população de uma forma amigável como melhoria no bairro, tais como: iluminação, sinalização, já que a gravadora se localiza próximo a uma das avenidas principais, podendo até gerar oportunidades de emprego para a população, em relação ao barulho a gravadora adquiriu equipamentos de ultima geração, e sua estrutura garante que o barulho será somente na parte interna.

Associação dos moradores:

Confrontador: Resolveram se manifestar, alegando que poderá afetar a segurança dos moradores do bairro, pelo fato da quantidade de pessoas que ira passar frequentar o local, pelo barulho, por esses motivos entraram com a porta voz para negociar e apresentar uma proposta.

Passo 3

Uma gravadora de musica baseada em uma pesquisa realizada em um bairro do interior de Goiás, analisou o custo logístico e a ambientação para colocar a sede. A associação de moradores do bairro informada da notícia logo entrou com um pedido junto à prefeitura cujo objetivo e impedir a instalação da gravadora.
Os objetivos da gravadora são melhorias e a instalação da sede da empresa na cidade, geração de empregos no bairro.
A estratégia é levar a Senhora Amanda Marques para uma visita na sede da gravadora para que a mesma possa comprovar que a empresa possui tecnologia e sistema acústico que isola o som no ambiente externo.

Passo 4

No caso a gravadora não ser instalada no bairro a associação dos moradores perdera todos os benefícios como geração de emprego, iluminação nas ruas, segurança, etc..

Passo 5

A associação dos moradores apresentou as reclamações aos moradores, em relação à instalação da gravadora no bairro, barulho, estrutura, segurança, que poderá trazer prejuízo na população local, foi até encaminhado um ofício solicitando à gravadora que busque outro local pra fazer seu empreendimento.




06


Passo 6



Foi proposta uma reunião para ambas as partes interessadas resolverem a gestão da instalação da gravadora no bairro. A gravadora foi no intuito de entrar em acordo com a associação dos moradores do bairro, esclarecendo sobre os benefícios que a gravadora ira trazer para o bairro assim que estiver instalada no bairro. Na primeira reunião foi oferecida uma visita dos moradores a instalação da gravadora, para que eles pudessem verificar as informações sobre os equipamentos utilizados pela gravadora. A associação aprovou a convite da visita e constatou que realmente os aparelhos utilizados isolam o som no ambiente externo, assim não incomodando os moradores do bairro. 

Como a gravadora fica próxima a uma avenida a gravadora propôs investir em sinalizações, já que com a gravadora o trânsito consequentemente aumentará. A gravadora propõe além da geração de emprego, capacitação aos funcionários.
Associação dos moradores concordou com a instalação da gravadora, após constatar que realmente ira trazer melhorias, sendo assim concluindo uma negociação amigável entre ambas as partes.



Satisfazendo interesse de ambas as partes.

Nosso objetivo neste trabalho, denominado de Desafio Profissional é de estudar um evento de conflito entre duas frentes, se utilizando de técnicas de negociação e competências onde ocorra uma negociação em que todas as partes envolvidas possam ser beneficiadas com as mudanças, promovendo um acordo satisfatório de forma eficiente. Para uma negociação necessitamos compreender os elementos que envolvem a outra parte, o que talvez possa levar o seu oponente a não aceitar nenhuma forma de proposta ou negociação, ainda mais se os opositores estiverem acostumados a um jogo ganha-perde se sentirá justificado em usar táticas agressivas, se esse caso eles estarão usando as técnicas convencionais de negociação que aprenderam ao longo de sua formação cognitiva. Embora sabendo da possibilidade de uma negociação cooperativa eles podem não aceitá-la, por não serem capazes de enxergar os benefícios, mesmo contrariando sua vontade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com