TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As organizações vistas como Culturas

Artigo: As organizações vistas como Culturas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

Pré-visualização

As organizações vistas como Culturas

Características:

As organizações são culturas.

Visão das organizações como minis sociedades através dos valores, ideologias, normas e regulamentos, rituais e crenças próprias.

Variações no estilo cultural de uma nacionalidade para outra.

Organizações individuais também podem ter suas próprias culturas.

Desdobramentos em qualquer organização são um reflexo do que está na mente das pessoas.

Algumas culturas corporativas podem ser uniformes e fortes, entretanto outras são fragmentadas pela presença de subculturas.

A organização se baseia no compartilhamento de significados que permitem que as pessoas se comportem de maneira organizada.

Forças: A metáfora enfatiza o significado simbólico de quase tudo que fazemos. Organização e significado compartilhado são a mesma coisa. Líderes e gerentes veem como seu sucesso depende da criação de significado compartilhado. Líderes e dirigentes ganham um novo entendimento de seus papéis e de seu impacto. Organizações e seus ambientes são domínios representados. A administração estratégica é vista como um processo de representação. A metáfora oferece uma nova perspectiva sobre a mudança organizacional.

Limitações: A metáfora pode ser usada para apoiar a manipulação e o controle ideológico. A cultura é holográfica e não pode ser realmente gerenciada. Como um iceberg, importantes dimensões da cultura são sempre invisíveis, e o que é facilmente observável é relativamente sem importância. A cultura geralmente tem uma dimensão política profunda, sendo impossível capitar todo seu significado através da metáfora da cultura.

Análise da metáfora dentro da organização atualmente: A metáfora e seus padrões de entendimento (visões, paradigmas, valores, normas, crenças e significados comuns) nos ajudam a enfrentar as situações que vivemos e também dão base para tornarmos nosso próprio comportamento consciente e significativo dentro da organização.

Filmes e músicas relacionadas à metáfora: Filme: O diabo veste Prada Cultura da empresa: vestir-se bem e acreditar na moda. Forma de lealdade e ética profissional é seguir a cultura da empresa. Padrão de comportamento de qualquer funcionário / valor primordial para trabalhar na Runway Magazine.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com