TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspecto Metodologico

Trabalho Universitário: Aspecto Metodologico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  597 Visualizações

. Segundo Lakatos (2007), o objetivo da pesquisa exploratória é a formulação de questões, visando desenvolver hipóteses, aumentar a familiaridade do pesquisador com o ambiente e modificar ou clarificar conceitos. Cooper (2003) diz que através de estudos exploratórios “os pesquisadores desenvolvem definições operacionais e melhoram o planejamento final da pesquisa”.

Segundo Yin (2001), o método de estudo de caso é o mais adequado para a análise de um fenômeno contemporâneo, sendo este o método escolhido para o projeto de pesquisa em questão. Além disso, o estudo de caso é amplamente utilizado em situações que se faz necessário realizar questionamentos a cerca de determinados acontecimentos que surgem.

Cooper (2003) explica que o plano de coleta de dados especifica os detalhes do projeto. A coleta de dados pode se dar via fonte primária ou via fonte secundária. Os dados coletados via fonte primária são levantados diretamente pelo pesquisador, como a utilização de entrevistas semi estruturadas aos gestores das áreas relevantes ao estudos; já os de fonte secundária são coletadas por meio de dados pré-existentes, como documentos referentes ao histórico de controle dos registros dos empregados e relatórios pertinentes ao desempenho advindo das ações de marketing existentes.

Após a coleta dos dados, é de suma importância a correta análise dos mesmos. Para Lakatos (2007, p.169) a análise dos dados “é a tentativa de evidenciar as relações existentes entre o fenômeno estudado e outros fatores”. Na análise, o pesquisador entra em maiores detalhes a cerca dos dados coletados, procurando obter respostas às suas indagações..

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com