TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspecto Metodológico do Filme "Óleo de Lorenzo"

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                                             Curso de Biomedicina

Metodologia Instrumental

1º Semestre

Prof.: Diego

Aluno: Saul Fiterman

                                       Aspectos metodológicos do filme “Óleo de Lorenzo”

                                       

                                        Salvador-BA

                                              2013

                  Aspectos metodológicos do filme “Óleo de Lorenzo”

    O filme se passa sobre a história real de um garoto chamado Lorenzo que levava uma vida normal até que, aos seis anos de idade, se perceber diversos problemas na sua ordem mental como hiperatividade, surdez e desequilíbrio. A partir da definição desses problemas, seus pais iniciam um recolhimento de dados fisiológicos da criança através de profissionais para um levantamento de hipóteses.

     Após uma longa busca por doenças compatíveis com o quadro clínico do garoto, enfim é levantada a hipótese substancial de que ele é portador da doença genética rara ALD (Adrenoleucodistrofia) que provoca uma degeneração no cérebro devido ao desgaste da mielina presente nos neurônios.  O que é causada pelo acúmulo de gorduras saturadas devido à deficiência na absorção destas.

     O garoto é, então, submetido a uma dieta em que é cortado todo tipo de gordura que levaria à formação de cadeias longas de ácidos graxos como o C24 e o C26, entretanto seus índices de ácidos são aumentados e seu quadro clínico só piora após a dieta.

     Inconformados com a situação e com a falta de investimentos na elaboração de uma cura para a ALD, os pais de Lorenzo decidem tomar propriedade do caso e iniciam estudos por conta própria além de financiarem uma equipe de profissionais para isso. E através de experiências controladas efetuadas pelos estudiosos, seus pais encontram validade em testes que indicam que quando o organismo não recebe ácidos graxos na alimentação, ele os produz sozinho, por biossíntese.

    Ao analisarem e interpretarem os resultados obtidos, seus pais resolvem manipular um óleo não prejudicial ao ser humano que suprisse a exigência lipídica mínima do metabolismo para que não ocorresse a biossíntese. E após esse período experimental, enfim publicam a eficácia do tratamento que não serviria como cura para os portadores da doença, mas se diagnosticada e tratada precocemente, seria possível minimizar todos os efeitos da mesma. Portanto Lorenzo só pôde ser parcialmente beneficiado devido à grande evolução do seu quadro e obteve uma grande melhora durante alguns anos.

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (52.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com