TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Aspectos metodológicos e linguísticos

Por:   •  23/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 4

            O Ensino da Língua Portuguesa:

Aspectos metodológicos e linguísticos

            O presente trabalho pretende apresentar algumas considerações gerais a respeito da ineficácia do ensino da Língua Portuguesa.

            A insegurança na comunicação faz com que professores de Português realizem estudos e pesquisas e apresentem alternativas para melhor funcionalidade desse ensino, a partir da análise das suas deficiências.

       No Brasil, o ensino da língua materna tem-se desenvolvido quase somente por meio do ensino da gramática tradicional. A gramática é, portanto, colocada e vista como parte fundamental do ensino da língua. Os conteúdos das oito séries de 1 grau e os das três séries do 2 grau são reunidos num conjunto compartimentado.

       Em termos concretos, essa tradição de ensino, que procurava seu aperfeiçoamento evitando qualquer alternativa, fazia com que o professor que só havia aprendido gramática, apenas gramática ensinasse, fechando assim um círculo vicioso, com poucas perspectivas de mudanças.

        É interessante ressaltar que os únicos efeitos concretos da Portaria 36 foram a unificação da nomenclatura gramatical e o reforço da postura tradicional de reduzir o ensino de Português ao ensino da gramática tradicional.

        Basicamente, a legislação assume a posição de distinguir um ensino centrado no uso da língua de um ensino a respeito da língua, acrescentando que o primeiro   deve preceder o segundo. Mesmo os que chegam à conclusão da pertinência de tal legislação, não deixam de enfatizar que, apesar de a legislação abrir um campo para a precedência do ensino do uso sobre a sistematização da língua, muito pouco se fez, concretamente, nesse sentindo.

         Numa sociedade conservadora a grande responsabilidade do professor era preparar a criança para essa sociedade. Despontaram, assim, as novas formas de vida, as alternativas coexistentes, as minorias. Nesta sociedade, cabe ao professor a tarefa de levar a criança a saber questionar, a criar novos modelos.

         Um dos resultados do processo peculiar de desenvolvimento da sociedade brasileira e latino-americana é a situação sócio-econômica de sua população, distribuída em uma pirâmide cujo cume se está tornando cada vez mais alto e mais fino e cuja base se torna cada vez mais alargada. Se o analfabetismo for encarado como consequência da situação sócio-econômica, e é assim que o entendemos outro será o sentido e o valor do ensino de Português.

         O mais importante da leitura, nesse enfoque, é que ela nos torna pensadores, pois irá instrumentalizar o indivíduo para uma compreensão mais ampla do seu mundo e para a comunicação.

        Outro desafio para o ensino de Português é a extensão social dos mais variados meios de comunicação, em decorrência dos avanços tecnológicos das últimas quatro décadas.

         O trabalho do professor de Português ganha realce em face dessa situação, visto o aluno precisa se adaptar-se criticamente à ela, desenvolvendo a capacidade de maior compreensão dessas formas de comunicação e evitando ser um receptor passivo. Fala-se ou lê-se em português ao discutir sobre matemática ou estatística, sobre ciências naturais ou químicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com