TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos da gestão do conhecimento, dos pontos de vista conceituais, práticos e de controle

Artigo: Aspectos da gestão do conhecimento, dos pontos de vista conceituais, práticos e de controle. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Artigo  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O desafio deste trabalho é compreender as dimensões da Gestão do Conhecimento, sob os pontos de vista: conceitual, prático e por meio de benchmarking de líderes. Para que os resultados sejam alcançados desenvolvemos um texto com o conceito de gestão de alguns autores, alguns exemplos práticos desta ferramenta já implantados, pesquisas com líderes através de benchmarking e mudanças considerando os tipos de conhecimento: explícito e tácito.

Em tempos de globalização fica cada vez mais evidente a importância de aplicar todo conhecimento possível para subtrair os problemas que a complexidade do mundo moderno institui em nossas vidas. As mudanças ocorrem de maneira repentina em nosso mundo e devemos estar aptos acompanhar essas informações.

O que hoje é novidade, amanhã estará ultrapassado. Então, é necessário fazer uso das ferramentas da Gestão do Conhecimento e propiciar o desenvolvimento do conhecimento. As organizações necessitam investir em seus colaborados, possibilitando a todos a facilidade de acesso às informações.

A GESTÃO DO CONHECIMENTO

O conhecimento pode ser definido como uma construção social e também com a certeza de que os fenômenos são reais e possuem características especificas, a origem dele começou ser abordado através do trabalho humano, foi construído a partir de quando a sociedade começou a deparar com algumas atividades que acontecia no cotidiano de cada indivíduo.

Por fim a Gestão do Conhecimento pode ser definida como um processo pela qual organiza, compartilha e analisa para atingir os objetivos de uma sociedade, algumas organizações tem levado o conhecimento para influenciar seus colaboradores e adquirirem informações, aprendizagens e um trabalho colaborativo.

No entendimento do grupo, o que gera o conhecimento é colocar em prática e saber administrar de forma pessoal e profissional toda sua bagagem adquirida ao longo de nossa existência. Esse conhecer é adquirido de várias formas, seja experiências no convívio com outras pessoas, na área profissional, nas escolas, cursos técnicos e acadêmicos.

A comunicação e a informação, ligando tudo às tecnologias da informação são os grandes aliados e servem como ferramentas poderosas no gerir e administrar seus conhecimentos. Os paradoxos hoje são usados e explorados em todas as organizações, empresas e também pode ser usado no pessoal, pois é sempre útil vermos os lados opostos, as controvérsias para estar mais bem preparados para possíveis surpresas ou insucessos.

Segundo a autora Maria Antonieta Rossato (2003), Gestão do Conhecimento é um processo estratégico continuo e dinâmico que visa gerir o capital intangível da empresa e todos os pontos estratégicos a ele relacionados estimulando a conversão do conhecimento. Desse modo, a Gestão do Conhecimento deve fazer parte de estratégia organizacional e ter sua implantação garantida e patrocinada pela alta gerência, a quem deve estar subordinado todo o processo dessa gestão estimulando a conversão do conhecimento.

Segundo o autor Rivadávia Correa Drumond de Alvarenga Neto (2008), Gestão do Conhecimento ajuda as organizações a gerar conhecimento e usá-lo como recurso estratégico para alcançar seus objetivos e aumentar sua competitividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com