TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Com base na auditoria. aspectos conceituais

Seminário: Com base na auditoria. aspectos conceituais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Seminário  •  3.031 Palavras (13 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 13

ETAPA 1 - Aula-tema: Conceitos Básicos de Auditoria. Aspectos Conceituais.

Passo 1- Preencher quadro conforme modelo a seguir:

Auditoria Interna / Auditoria Externa

O auditor diretamente se preocupa com a detecção e prevenção de fraude

A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para determinar a extensão do exame e a fidedignidade das demonstrações financeiras

O auditor deve ser independente em relação às pessoas cujo trabalho ele examina, porém subordinado às necessidades e desejos da alta administração.

A auditoria é realizada através de contratação de um profissional independente

A auditoria é realizada por um funcionário da empresa

O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras.

O trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa.

O auditor deve ser independente em relação à administração, de fato e de atitude mental

A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para desenvolver aperfeiçoamento e para induzir ao cumprimento de políticas e normas, sem estar restrito aos assuntos financeiros.

O exame das informações comprobatórias das demonstrações financeiras é periódica, geralmente semestral ou anual.

A revisão das atividades da empresa é contínua

O trabalho é subdividido em relação às contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado

Passo 2 - Resolver o caso a seguir: “A Cia. Alfa S.A. está sendo auditada por auditores independentes, e um dos componentes das demonstrações financeiras é a conta ’Banco Conta Movimento’. Imaginem que vocês são uns dos auditores e irão efetuar os procedimentos de auditoria a seguir descritos. Expliquem cada procedimento e sua importância no processo de auditoria desta conta contábil:

1 Exame Físico, 2 Circularização, 3 Documentos Originais, 4 Cálculos, 5 Escrituração,

6 Investigação, 7 Inquérito, 8 Registros Auxiliares, 9 Correlação, 10 Observação.

1- Exame Físico: geralmente envolve a medição da quantidade do ativo e do estoque ou a determinação de sua qualidade comparada com um padrão pré-determinado. A técnica pode ser utilizada na procura de provas negativas como o exame de evidências de falta ou avaria de bens, é freqüentemente usado para testar a efetividade dos controles, particularmente daqueles relativos à segurança de quantidades físicas ou qualidade de bens tangíveis.

2- Circularização: é uma técnica utilizada pelos auditores para confirmar informações constantes das demonstrações contábeis. Assim, ao fazer a análise de uma rubrica contábil, por exemplo o “Contas a Pagar”, e querendo verificar se os valores ali constantes são os efetivamente devidos, o auditor encaminha correspondência a todos os credores, ou a uma parte deles, solicitando informações sobre as pendências que ele tem com a empresa auditada. De posse das respostas, faz o confrontamento com os registros contábeis, para ter uma visão da verdadeira situação da rubrica. Havendo divergências entre os registros, caberá ao auditor caracterizar esses pontos e desenvolver ações investigativas para encontrar os números verdadeiros e o que deu causa às diferenças.

3- Documentos Originais: Trata-se de procedimento voltado para a comprovação das transações que por exigências legais, comerciais ou de controle são evidenciadas por documentos comprobatórios destas transações.O exame realizado pelo auditor, sobre tais documentos, deve atender às seguintes condições:Autenticidade: constatar se a documentação é fidedigna e merece crédito; Normalidade: constatar que a transação refere-se à operação normal e de acordo com os objetivos da empresa; Aprovação: verificação de que a operação e os documentos foram aprovados por pessoa autorizada e Registro: comprovar que o registro das operações foi adequado, a documentação é hábil e houve correspondência contábil, fiscal etc.

4- Cálculos: este procedimento é, por si e ao mesmo tempo, o mais simples e o mais completo. Esta técnica é amplamente utilizada em virtude da quase totalidade das operações do órgão/entidade envolver valores, números etc. Muito embora os valores auditados possam ter sido conferidos pelo órgão/entidade, é de grande importância que sejam reconferidos.

5- Escrituração: é o procedimento usado pela auditoria para constatação da veracidade das informações contábeis, fiscais etc., além de possibilitar levantamentos específicos nas análises, composição de saldos, conciliações etc.

6- Investigação: Verificação da ocorrência de desvios de recursos, quer financeiros ou de materiais, de maneira ilícita ou por erro operacional, com prejuízo ao patrimônio da entidade. O objetivo é identificar estas ocorrências e realizar a blindagem patrimonial, criando mecanismos eficientes para evitar ou previr que aconteçam

7- Inquérito: consiste na formulação de perguntas e na obtenção de respostas satisfatórias. É um dos procedimentos de auditoria de grande valia, desde que corretamente aplicado, o inquérito pode ser utilizadoatravés de declarações formais, conversações normais ou sem compromisso, e ainda éo procedimento de auditoria mais utilizado pelos auditores. O principal objetivo doinquérito é obter as informações necessárias ao andamento do trabalho do auditor.

8- Registros Auxiliares: É utilizada como suporte de autenticidade dos registros principais examinados.O uso dessa técnica deve sempre ser conjugado com o uso de outras que possam comprovar a fidedignidade do registro principal.

9- Correlação: É o relacionamento harmônico do sistema contábil de partidas dobradas. Durante os trabalhos, ao auditor executará serviços que terão relações com outras áreas do balanço da demonstração do resultado do exercício. À medida que for observado o relacionamento entre estas, o auditor estará efetuando o teste de correlação das informações.

10- Observação: é a técnica de auditoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com