TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Com base na auditoria; aspectos conceituais

Seminário: Com base na auditoria; aspectos conceituais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Seminário  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 4

Conceitos Básicos de Auditoria; Aspectos Conceituais.

A auditoria contábil é uma área da contabilidade que tem a função de examinar e/ou verificar registros contábeis com finalidade de combater fraudes e prevenir falhas e irregularidades no controle interno e sistema financeiro da empresa com base nas normas e leis contábeis.

A auditoria contábil pode ser realizada em qualquer tipo de empresa, com ou sem fins lucrativos, o auditor contábil analisa as Demonstrações Financeiras, para assim poder apresentar seu parecer.

O surgimento da Auditoria Contábil se deu em no ano de 1314 com a denominação de Auditor do Tesouro da Inglaterra. E no Brasil em 1976 devido as normas das S/A, impulsionando a auditoria no país, em essência, a causa da evolução da auditoria é decorrente da evolução da contabilidade. Tudo isso devido a globalização e expansão dos mercados, gerando novas empresas que se tornaram concorrentes, assim as empresas tiveram que investir em novas tecnologias e estruturas, e seu capital próprio que vinha do seu lucro já não era suficiente. Então surgem o capital de terceiros, para que o mesmo fornecesse o capital as demonstrações contábeis teriam que ser analisada por profissionais que não tinham ligação com a empresa, ou seja, o auditor.

“No Brasil, o surgimento do mercado de auditoria está relacionada com influências específicas, entre as quais:

- a instalação de filiais e subsidiarias de firmas estrangeiras;

- necessidades de financiamentos de empresas brasileiras através de entidades internacionais;

- crescimento dos negócios (necessidade de capital de giro e investimentos fixos), descentralização e diversificação de atividades econômicas;

- evolução do mercado de capitais;

- criação das normas de auditoria para instituições financeiras, determinadas pelo Banco Central do Brasil;

- criação da CVM - Comissão de Valores Mobiliários

- promulgação da Lei das Sociedades Anônimas (Lei 6.404) em 1976.”

“ Contabilidade foi a primeira disciplina desenvolvida para auxiliar e informar o administrador, sendo ela a formadora de uma especialização denominada auditoria, determinada a ser usada como uma ferramenta de confirmação da própria contabilidade.”

Trabalhos executados pela Auditoria Interna x Auditoria Externa

Auditoria Interna Auditoria Externa

Vinculo Empregatício Não possui vinculo empregatício

Menor Independência Maior Independência

Conferencia se a empresa está de acordo com as normas. Trabalha por amostragem, ou seja, menor volume de testes.

Realização de maior volume de testes. Confere se as DFs andam de acordo com os princípios contábeis.

Entender as necessidades da administração da empresa. As revisões são continuas. As informações comprobatórias das DFs são periódica, geralmente semestral ou anual.

O auditor diretamente se preocupa com a detecção e prevenção de fraude. A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para determinar a extensão do exame e a fidedignidade das DFs.

O trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa. O auditor incidentalmente se preocupa com a detecção e prevenção fraudes, a não ser que haja possibilidade de substancialmente afetar as DFs.

Atuação do profissional fica disposta somente a empresa. Atuação do profissional fica disposta a empresa e o público em geral.

A profissão decorre de normas estatutárias ou administrativas. A profissão decorre de dispositivos legais.

Proteção dos Ativos. Relatório principal é o parecer.

Assegurar através de documentos que transações que envolvam os bens, direitos, obrigações, patrimônio líquido, receitas e despesas foram devidamente aprovadas. Assegurar através de documentos que transações que envolvam os bens, direitos, obrigações, patrimônio líquido, receitas e despesas foram devidamente aprovadas.

Caso:

“A Cia. Alfa S.A. está sendo auditada por auditores independentes, e um dos componentes das demonstrações financeiras é a ‘Banco Conta Movimento’.

Efetuar a conciliação bancária da Cia. Alfa S.A. de acordo com a seguinte descrição:

“Durante o exame dos documentos comprobatórios das transações com o banco no qual a ‘Cia. Alfa’ mantém conta corrente, vocês fizeram as seguintes notas referentes a diversos itens fora do comum:

• Os cheques n.ºs 11.708 e 11.709, incluídos no extrato do mês de dezembro, foram por vocês examinados e localizados no razão analítico do mês de novembro.

• O cheque n.º 11.715 foi emitido para adiantamento de salário a um funcionário; entretanto, a ‘Cia. Alfa’ esqueceu-se de efetuar registro no razão analítico.

• O depósito de R$ 12.000,00 em 28/12/2002 foi creditado pelo banco indevidamente na conta corrente da ‘Cia Alfa’, já que pertencia a outra companhia.

• Os cheques n.ºs 11.717, 11.721 e 11.722 e o depósito de R$ 11.000,00 efetuados em 31/12/2002 foram apresentados no extrato em 2/01/2003.”

RAZÃO ANALÍTICO

DATA HISTÓRICO DÉBITO CRÉD. SALDO

30/11/X2 SALDO TRANSPORTADO 100.100

01/12/X2 CH. Nº 11.711 6.100 94.000

CH. Nº 11.712 5.000 89.000

02/12/X2 DEPÓSITO 8.000 97.000

CH. Nº 11.713 4.000 93.000

CH.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com