TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assessoria

Monografias: Assessoria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Assessoria e Consultoria em Serviço Social

Etapa 02

Passo 01

Lauda da pergunta “ Como é possível contribuir, por meio da assessoria, consultoria ou supervisão profissional, para a atuação de outros Assistentes Sociais?”

O Serviço Social tem referências ao exercício profissional no campo de assessoria e consultoria. Acreditamos que a temática da assessoria e consultoria é importante para a profissão, mais não pode ser tratada de forma independente. A demanda da realidade e a capacidade de resposta dos profissionais que fazem a emersão, ou não, da citada demanda.

Os profissionais de Serviço Social vêm sendo demandados a assessorar a criação de políticas sociais, de serviços sociais, de trabalhos educativos junto à população, entre outros. A recorrência ao tema assessoria e consultoria ou supervisão profissional, para a atuação de outros Assistentes Sociais sempre esteve ligada a busca de uma nova possibilidade de atuação profissional, para além das ações profissionais classicamente desenvolvidas pelo Serviço Social, intervenção junto aos usuários dos serviços sociais e políticas sociais públicas ou privadas. A questão é a experiência, vivenciada por vários cursos de Serviço Social no Brasil, da criação de campos próprios . Esses trabalhos, mesmo que na época não seja ainda uma assessoria, face à nebulosa relação entre exercício profissional e prática política, foram os percussores das atividades de assessoria que hoje os assistentes sociais desenvolvem no campo das políticas sociais.

Consideramos muito importante a clareza do que seja assessoria a consultoria, não como uma forma de supremacia mais ao contrário, para que não caiamos no modismo e neguemos outras ações profissionais também importantes, como o trabalho com comunidades, com movimentos sociais e a importância da supervisão de programas e de profissionais.

Assim, definimos assessoria/consultoria como aquela ação que é desenvolvida por um profissional com conhecimentos na área, que toma a realidade como objeto de estudo e detém uma intenção de alteração da realidade. O assessor não é aquele que intervém, deve, sim, propor caminhos e estratégias ao profissional ou à equipe que assessora e estes têm autonomia em acatar ou não as suas proposições. Portanto, o assessor deve ser alguém estudioso, permanentemente atualizado e com capacidade de apresentar claramente as suas proposições. (MATOS, 2006, p.).

Pelo que foi visto podemos observar que a temática vem sendo tratada no Serviço Social, contudo não há uma clareza sobre o que seja. Historicamente, o exercício de assessoria está ligado ao status que essa função tem, que está ligado ao reconhecimento intelectual que se dispensa ao assessor.

.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »