TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 7 - Comportamento Organizacional

Monografias: Atividade 7 - Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  1.054 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Os preconceitos estreitam nossa consciência e limitam nossa compreensão do mundo. Negar a existência das atitudes discriminatórias e preconceituosas, não contribui efetivamente para a superação das sérias dificuldades de entendimento interpessoal que surgem, na medida em que adotamos (ou sofremos as consequências) atos discriminatórios. Devemos, sim, procurar rever nossas concepções a respeito de certos temas polêmicos, para que não estejamos agindo de modo incoerente e até injusto diante de algumas pessoas ou grupos. A pessoa preconceituosa acredita que seu modo de pensar é o único correto, não aceitando opiniões ou que tentem convencê-la que a realidade pode ser compreendida de modo diferente do seu. A pessoa mostra as suas convicções de modo radical, não aceitando qualquer tipo de argumento que se oponha à sua maneira de pensar. Quando o interlocutor insiste em mostrar que a situação pode ser entendida de um modo diferente, o indivíduo preconceituoso pode reagir de modo hostil, interrompendo o diálogo, enraivecido com o questionamento de suas ideias, pois algumas características de personalidade se predispõem de modo mais incisivo para o surgimento do preconceito. A partir do que foi relatado, a característica de personalidade que atende ao descrito é:

Resposta Selecionada:

Corretaa. Rigidez de Pensamento.

Resposta Correta:

Corretaa. Rigidez de Pensamento.

Feedback da resposta:

Alternativa correta, Rigidez de Pensamento, essa condição faz com que a pessoa preconceituosa acredite que seu modo de pensar é o único correto, não aceitando opiniões ou que tentem convencê-la que a realidade pode ser compreendida de modo diferente do seu. A rigidez de pensamento faz com que a pessoa se mostre radical, não aceitando qualquer tipo de argumento que se oponha à sua maneira de pensar. Quando o interlocutor insiste em mostrar que a situação pode ser entendida de um modo diferente, o indivíduo preconceituoso pode reagir de modo hostil, interrompendo o diálogo, enraivecido com o questionamento de suas ideias.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Observando os dreadlocks de seus cabelos e sua aparência geral, alguém diria que Jaron Lanier é um rapper ou faz parte de alguma banda de rock. Na verdade, ele é um dos pioneiros da realidade virtual, tendo desenvolvido programas que a tornaram comercialmente viável. Ele também é muito procurado como consultor e palestrante sobre o futuro da tecnologia, por clientes como Xerox, Departamento de Defesa dos EUA, Kodak, American Express e Glaxo Wellcome. As pessoas interpretam o que veem com base em seus próprios interesses, experiências passadas, atitudes. Isto compõe o conceito de:

Resposta Selecionada:

Corretab.

percepção interpessoal

Resposta Correta:

Corretab.

percepção interpessoal

Feedback da resposta:

Alternativa D, pois a percepção interpessoal envolve apreciações, julgamentos, e tais condições influenciam e determinam nosso comportamento diante dos demais. Ao avaliarmos as outras pessoas, poderemos basear-nos em informações do contexto externo (como a mídia, por exemplo), no próprio comportamento verbal e não-verbal da pessoa observada ou iremos pautar-nos em nossas próprias experiências anteriores, nos contatos que já mantivemos com outras pessoas ou como agimos em situações semelhantes.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Existem convicções amplamente mantidas pelo convívio social e que nos levam a destacar apenas algumas características de comportamento de algumas pessoas, como se esses aspectos representassem a totalidade do modo de ser e agir desses indivíduos. Esse tipo de percepção tendenciosa faz com que observemos apenas aquelas características que condizem com nossas expectativas prévias. Essas ideias condizem com o conceito de:

Resposta Selecionada:

Corretab.

Estereótipo

Resposta Correta:

Corretab.

Estereótipo

Feedback da resposta:

Alternativa correta, Estereótipo, que são convicções amplamente mantidas pelo convívio social e que nos levam a destacar apenas algumas características de comportamento de algumas pessoas, como se esses aspectos representassem a totalidade do modo de ser e agir desses indivíduos. Os estereótipos tornam nossa percepção tendenciosa, pois observaremos apenas aquelas características que condizem com nossas expectativas prévias.

Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Quando estudamos a história da loucura, percebemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com