TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa- Tecnologias de Gestão

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade Anhanguera

Disciplina: Tecnologias de Gestão

Marcia Oliver- RA: 7898008766

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

- 2014 -

INTRODUÇÃO

Nosso trabalho mostrará qual o papel do gestor em uma organização, e falará do gestor da rede de supermercado Pão de Açúcar Abílio Diniz, como ele administra a rede e como ele age como administrador.

Será falado sobre os 5 sensos, para que servem e como podem melhorar no dia a dia, tanto profissional como pessoal. Será demonstrado em fotos a execução de 5 S e como o 5 S melhorou e deixou o ambiente melhor para o trabalho.

Falaremos também sobre o benchmarking e o open book managment quais são suas características e como eles influenciam na organização.

Sobre a Tecnologia de gestão horizontal, será mostrado como ele é eficaz e como ele age positivamente dentro das organizações, pois através dessa gestão os funcionários têm mais autonomia e mais responsabilidade sobre suas atividades. A reengenharia como ela age dentro das organizações, e como auxilia nos processos, e as melhorias que ocorrem através da reengenharia. E o Empowerment como pode obter mais comprometimento e participação dos funcionários.

Será falado também sobre o conhecimento pessoal e como o mesmo pode ser convertido para conhecimento organizacional.

A ferramenta SIG como ela se relaciona com a tecnologia de gestão horizontal, pois ambas trabalham com o conhecimento e informação.

DESENVOLVIMENTO

Abílio Diniz teve uma visão de negócio e abriu mão de seus estudos para investir nesse negocio. Ele buscou conhecimento e voltou a estudar para ter mais informação e aprimorar seus conhecimentos para o seu negócio, pois ele tinha em mente em ser o melhor, ser sempre melhor que seus concorrentes.

Ao ter a oportunidade de ampliar o supermercado, ele juntamente com seus companheiros estudou e verificou as possibilidades que tinham e utilizou o marketing como ferramenta para mostrar a nova estrutura do supermercado.

Após um tempo ruim foi feito um plano de reestruturação buscando o foco do negócio, e reestruturou também sua equipe, onde ele buscou manter as pessoas que tinham o interesse e a vontade de crescer com ele.

Abílio sempre buscou ser o melhor e não o maior, sempre atrás da melhoria contínua, com as atitudes que ele teve ele se mostrou um ótimo gestor, pois ele teve a visão do negócio, arriscou, buscou conhecimento, tinha foco, atitudes que condizem ao perfil de um gestor que sempre busca o sucesso.

Pois o gestor é o administrador da organização, ele tem que ter criatividade, saber acabar com os desperdícios, ter a visão ampla dos negócios tanto internamente como externamente. O Gestor deve buscar inovação a todo instante e estar preparado para as mudanças, pois seu papel é assumir cada vez mais responsabilidades. O gestor pode ser também um consultor onde ele busca somente solucionar problemas que há na empresa, mas como o gestor, o consultor também deve estar bem informado e atualizado.

5S serve para manter o local de trabalho mais agradável, acessível e útil, melhorando na agilidade do processo e segurança do funcionário.

O Seiri é o senso que separamos o útil do que não é mais necessário, no nosso trabalho pegamos uma caixa de ferramentas que não havia local determinado e as ferramentas estavam todas em uma caixa, onde é difícil encontrar a ferramenta que será utilizada, e na condição atual tem risco de acidente. Foram separadas as ferramentas e descartadas as ferramentas e outros itens que não que não serviam mais.

O Seiton é feita a arrumação, as ferramentas foram organizadas de forma segura, limpa e de fácil acesso, foi identificado um painel e foi feito suportes para segurar as ferramentas, onde as ferramentas serão visualmente encontradas, ao retirar a ferramenta do local, será possível saber qual está faltando, assim tendo mais controle sobre a utilização das mesmas.

O Seisoh é o senso de limpeza, onde é retirado toda a sujeira que sobrou ao executar os sensos anteriores

O Seiktsu é o senso da saúde e higiene, pois o local estando limpo e organizado é possível manter o local limpo e conseqüentemente gera um lugar agradável e propício a todos que trabalham lá manter a saúde e a higiene.

E por último o Shitsuke que é o senso da autodisciplina, que onde todos os sensos anteriores tem que virar rotina, sendo assim manter um ambiente agradável, acessível, eficiente e saudável.

Abaixo imagens do 5S feito em uma bancada com ferramentas.

Com o 5S, conseguimos diminuir o tempo no processo, pois as ferramentas estão identificadas e acessíveis, caso a ferramenta não esteja no local dá para identificar visualmente.

Ganhamos espaço, pois a bancada foi inutilizada e retirada do local, e as peças agora utilizam um espaço vertical (fixadas na parede).

As dificuldades para implantar o novo método de guardar as ferramentas, é necessário que o seiktsuke seja conscientizado, pois os funcionários precisam ter a disciplina de utilizar as ferramentas e deixá-las no local correto.

O benchmarking não é fazer uma cópia do líder de mercado e sim utiliza de observação das praticas da empresa, e a partir daí buscar fazer melhorias, ter novas idéias e buscar novos aprendizados. Para conseguir fazer o benchmarking é necessário conhecer bem seu mercado e o objetivo da empresa, buscando informações seguras e confiáveis.

O Open Book Management com essa gestão é necessário que haja transparência confiança e transparência, os funcionários devem estar envolvidos de forma que se sintam dono do negócio, é uma ferramenta que faz com que aumente o comprometimento e a responsabilidade dos funcionários.

Reengenharia

Criada em 1993 por Hammer e Champy, esta tecnologia tem o ato de recriação da empresa em repensar e inovar todos os procedimentos e produtos e assim torná-los mais eficientes e rentáveis. O principal foco de ammir é a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com