TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Autodesenvolvimento

Artigos Científicos: Atividade De Autodesenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

O processo dos Seis Sigma

O Seis Sigma é uma abordagem, com enfoque estratégico, que impulsiona a melhoria do desempenho do negócio e a valorização da satisfação dos clientes. Além de contar com uma abordagem da aprendizagem decorrente da capacitação e comprometimento de pessoas, aplica o pensamento estatístico em atividades, indicadores de desempenho, metodologia sistematizada afim de interagir variadas técnicas para avaliar e otimizar processos.

É tido como a medida de variabilidade, para indicar quanto dos dados insere-se nos requisitos do cliente. Quanto maior o sigma do processo, melhores os aspectos relacionados a satisfação do cliente, melhores produtos e serviços.

O processo Seis Sigma em sua metodologia engloba ferramentas e práticas com enfoque em gerenciamento dinâmico, receptivo e proativo.

Como ferramentas de gestão BSC e Seis Sigmas estão relacionadas à gestão estratégica e à gestão de qualidade

O BSC, Balanced Scorecard, é uma técnica que promove a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa. Estabelece objetivos de qualidade para funções e níveis relevantes dentro de uma organização. Envolve a implementação de gestões estratégicas que dizem respeito a essas características, além de traduzir a missão e valores da empresa em objetivos e medidas tangíveis.

O Seis Sigma pode ser definido como uma estratégia em relação à qualidade, onde o enfoque estratégico deve entrar na hora de selecionar os projetos, pra se ter a garantia de que estes realmente se adequem aos objetivos estratégicos da empresa. Este programa visa reduzir o número de defeitos de produção a uma taxa de 3,4 defeitos por milhão.

Um caso de sucesso na gestão BSC e outro na gestão Seis Sigma

Como um exemplo de sucesso na gestão BSC, a empresa Philips usava a ferramenta no setor de recursos humanos, como forma de tornar claras as expectativas em relação aos executivos e também como instrumento de avaliação do desempenho individual. Foi implementada na divisão de produtos de iluminação em 1998 e revelou-se como uma forma eficiente de definiar a estratégia de operação, bem como o monitoramento de sua implementação. Atualmente, o BSC é utilizado por todas as unidades da Philips em 60 países.

Como exemplo de caso de sucesso na gestão Seis Sigma, a empresa Allied Signal, no início da década de 1990, afim de melhorar sua qualidade, utilizou a metodologia Seis Sigma, economizando, em 1999, mais de US$ 600 milhões ao ano. Reduziram os custos de correção de defeitos e o tempo de ciclo, refletindo em aumento de produtividade e no aumento do valor de mercado da empresa.

Um caso em que tenha ocorrido alguma implicação durante a aplicação de cada ferramenta

A Petrobras é um exemplo de empresa que enfrentou dificuldades na implementação do BSC. A proposta visava permitir o gerenciamento e monitoramento de seu planejamento estratégico, de forma a consolidar o conceito de organização com foco na estratégia. O projeto foi iniciado em 2001 e durou dezesseis anos, divididos em duas etapas: planejamento integrado do projeto e a construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com