TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Autodesenvolvimento

Dissertações: Atividade De Autodesenvolvimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA DE SERTÃOZINHO

Atividade de Autodesenvolvimento

Nome: Lucas Pereira Palma

SERTÃOZINHO – SP

2012

Sumário

Introdução 2

1. Planejamento Estratégico 3

2. Planejamento tático 3

3. Planejamento Operacional 4

Conclusões 4

Referencias 5

Introdução

Cada empresa adota um sistema de produção para realizar ar suas operações e produzir seus produtos ou serviços da melhor maneira possível e, com isso, garantir sua eficiência e eficácia. Mas para que isso ocorra de forma correta se faz necessário planejar um sistema de produção. O planejamento desse sistema tem inicio no nível corporativo (Planejamento estratégico) que busca pesquisar o mercado para se ter uma estimativa de vendas, quais equipamentos deverão ser adquiridos, negociação com fornecedores etc.

A partir do planejamento estratégico surge o planejamento tático que define o plano mestre de produção que busca desmembrar o plano de longo prazo para um plano de curto prazo e direcionar as atividades para o nível operacional que é encarregado de acompanhar a programação da produção tendo como principal objetivo a fabricação e montagem dos equipamentos ou produtos oferecidos pela a empresa.

Níveis Hierárquicos das Atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Nível Definição Atividade que exerce Participação no processo produtivo

Estratégico Nível de alta gerencia que comanda o planejamento de longo prazo Planeja uma visão completa com estratégias de melhorias de longo prazo visando custo qualidade e inovação Define os produtos, fornecedores, mercado etc.

Tático Nível de médias gerencia que planeja os recursos de produção e controle de estoque Desmembra o planejamento de longo prazo para o curto prazo. Direciona as atividades operacionais da empresa.

Operacional Nível de gerencia operacional que trata das operações produtivas Supervisiona os colaboradores para que se cumpra as sequencias das atividades Acompanha a programação da produção

Tabela 1.1 Níveis Hierárquicos das atividades de PCP

1. Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é um planejamento de longo prazo, refere-se à definição dos objetivos estratégicos a partir do perfil do cliente. Nesse nível estratégico a empresa baseia-se em estabelecer as estratégias para formular um plano de produção para longo prazo, segundo suas estimativas de vendas e disponibilidade de recursos financeiros e produtivos, aquisição de equipamentos e negociação com fornecedores.

2. Planejamento tático

A partir do planejamento da produção definido no nível estratégico o nível tático estabelece os planos de médio prazo de produção. O planejamento tático pode ser considerado como um mediador no qual se traduz o planejamento do nível estratégico para o nível tático. É encarregado de desenhar o plano em períodos menores para melhor direcionar as etapas de produção, separa o plano estratégico de longo prazo para planos de curto prazo, ou seja, especifica o plano produção para o médio prazo direcionando as atividade operacionais da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com