TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Autodesenvolvimento

Exames: Atividade De Autodesenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento econômico

O Indice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distribuitiva da renda, criando uma escala comparével desse gral de desigualdade.

O Indice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz – um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender a desigualdade. A curva do Lorenz do Brasil mostra que se comparam os resultados dos anos 1989 e 2004. Nota-se que a concentração de renda era maior em 1989, pois a curva que representa 2004 está mais próxima da reta de perfeita igualdade. Uma explicação importante para esse resultado é a estabilidade econômica preoporcionada pelo Plano Real.A análise de Gini para ao Brasil, revela que o País possue , historicamente, uma das piores distribuições de renda do mundo. Com base nos dados do Indice de Gini, Em 1992, o Brasil era uma referncia de desigualdade e ocupava a penultima posição no Ranking de distribuição de renda da América Latina, na frente apenas da Guatemala.

Desenvolvimento Humano

O Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi desenvolvido em 1990 pelo economista Mahuh ul Haq, com a colaboração de Amartya Sem, para ser uma ferramenta a mais para aferir o avanço do bem estar de uma população.

Trata-se de um indice que contrapoe o outro indicador muito ultilizado, o Produto Interno Bruto(PIB) percapta, e que procura considerar não apenas a dimensão econômica , mas outros aspectos que influenciam na qualidade da vida humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com