TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Autodesenvolvimento

Casos: Atividade De Autodesenvolvimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  1.146 Visualizações

Página 1 de 6

© DIREITOS RESERVADOS

Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

1

O Brasil sediará os Jogos Olímpicos. Apesar de não ser exatamente uma potência olímpica, o país tem um grande compromisso com a organização desse evento de alcance mundial, afinal não se trata apenas de um evento esportivo.

Nas quadras, arenas e estádios, atletas de diferentes países se enfrentarão em cada modalidade, dentro de regras bem estabelecidas, a fim de buscar a vitória em nome do trabalho em equipe, da superação física e mental. Além disso, um evento olímpico permite valorizar práticas que estimulam bons hábitos entre as pessoas. Portanto, as Olimpíadas consistem em uma celebração mundial da paz entre os povos e, também, dos limites e da valorização do ser humano, independente de raças, credos ou ideologias.

Você foi convidado pelo Comitê Olímpico Brasileiro para integrar a equipe organizadora, que tem grande influência nas decisões que precisam ser tomadas na área técnica responsável pela gestão das equipes ligadas ao atletismo. Para alguns, o atletismo é a parte nobre do torneio, uma vez que ele compõe as modalidades mais clássicas dos Jogos Olímpicos e que existem desde os primeiros jogos na Antiguidade, tais como corrida, maratona, arremesso de peso, lançamento do martelo e do dardo, salto em comprimento, salto com vara, levantamento de peso etc.

Mas atenção para um fato importante: faltam poucos meses para início dos jogos e seu país não é rico, portanto há restrições de orçamento e pressão por cumprimento de prazos. Sendo assim, soluções criativas e inovadoras terão que ser valorizadas e buscadas por você.

Sua missão é contribuir para o sucesso olímpico do país com base em duas frentes de trabalho:

1. Fazer com que atletas e treinadores que já integram as diversas equipes na mesma e em diferentes modalidades aprendam uns com os outros e possam ter suas ideias valorizadas e que haja um clima positivo para discutir soluções para os desafios que começam a surgir.

2. Descobrir talentos novos nas diversas modalidades que serão disputadas, afinal, existem técnicos e atletas amadores de grande valor que estão espalhados pelo interior do país e que podem conseguir medalhas se forem descobertos e valorizados a tempo.

© DIREITOS RESERVADOS

Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional. 2

Com essa atividade você deveaplicar as teorias de valorização do capital intelectual e de

organizações que aprendem. Vamos explicar isso: se as pessoas têm conhecimento importante e

que pode ser aproveitado para uma melhor performance dos atletas brasileiros, isso é uma forma

de capital intelectual;se as diversas equipes espalhadas pelas diversas modalidades (o que

estamos chamando de comissões) forem pensadas cada uma como uma pequena organização,

no conjunto, essas comissões/organizações podem aprender umas com as outras. Com essa

base de conceitos, é possível implementar o modelo de criação do conhecimento

organizacional e criar conceitos novos para uma situação bem definida que é a melhor

preparação do país para os jogos.

Para tanto, você deverá elaborar um relatório, baseando-se nos passos que serão apresentados a

seguir!

Passo 1:

No Comitê Olímpico Brasileiro, em nosso exercício fictício, os técnicos mais experientes não têm

muita oportunidade de compartilhar o que sabem. Apesar de várias comissões participarem de

torneios internacionais, as informações que trazem não são compartilhadas como deveriam.

Importante saber também que alguns técnicos e atletas, inclusive que atuam no exterior há muito

tempo, estão meio reticentes e parecem não entender a importância do evento para o Brasil.

Sua primeira atividade neste passo 1, é, portanto, apresentar respostas para duas importantes

questões:

1. Como valorizar o capital intelectual e o conhecimento dos técnicos, demais

profissionais e atletas envolvidos nas Olimpíadas?

Dica:Pense em como responder a essa questão retomando o conceito de conhecimento tácito

que estudamos nas aulas-tema 2 e 3 e procure no conteúdo da aula 2 tudo que se refere a

capital intelectual!

2. Como tornar as várias comissões do atletismo (cada modalidade do atletismo tem

uma comissão que reúne técnicos e atletas), organizações que aprendem umas

com as outras? Dê exemplos.

Dica:Para responder a essa questão, reveja como os autores Peter Senge e Thomas Stewart

sugerem a valorização do capital intelectual e a criação de uma organização que aprende.

© DIREITOS RESERVADOS

Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional. 3

Consulte o conteúdo da aula-tema 2 disponível no AVA e procure transpor as ideias para o contexto dos atletas, esforce-se para dar exemplos, você vai conseguir imaginar!

Importante:Sempre que julgar necessário, você pode, também, fazer consultas ao Livro-Texto da disciplina. Nesse caso, leia os capítulos 1 e 2:

NONAKA, IKUJIRO; TAKEUCHI, HIROTAKA. Gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Bookman, 2009.

Passo 2:

Considere que, em cada comissão, oambiente para estimular a participação dos colaboradores ainda é muito restritivo: técnicos menos experientes não se sentem à vontade para expor suas ideias originais, técnicos mais experientes relutam em compartilhar e discutir as experiências de sucesso e de fracasso. Não há reuniões abertas e o clima geral não é produtivo como deveria ser.

Agora, você deve responder à seguinte questão:

Como tornar o ambiente de trabalho das comissões técnicas mais compatível com a livre circulação de ideias? Sugira melhorias e ambientes.

Dica:Para consolidar sua resposta, lembre-se que o tema Ba aparece em diferentes e-books e videoaulas da disciplina. Além disso, estude a teoria sobre clima organizacional e ambientes Ba. Leia as páginas 99 a 106, do Livro-Texto: NONAKA, IKUJIRO; TAKEUCHI, HIROTAKA. Gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Bookman, 2009.

Passo 3:

Para finalizar, como dissemos antes, precisamos ampliar a base de atletas e de técnicos em algumas modalidades. Imagine o seguinte: após consultar resultados de jogos regionais que aconteceram nos últimos anos, você fica espantado com os índices técnicos obtidos o que confirma o talento e a quantidade de atletas e técnicos amadores que existem no interior do país e que estão à espera de uma oportunidade. Você vira uma espécie de “olheiro” que precisa captar talentos e ideias originais.

Diante desse cenário, você precisa responder a seguinte questão:

Como promover o conhecimento novo valorizando o trabalho de atletas e técnicos

© DIREITOS RESERVADOS

Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional. 4

amadores do interior do país, alguns no anonimato, e que podem trazer grande contribuição para o desempenho olímpico brasileiro? Pense também na externalização de conceitos novos.

Dica:

Para fazer essa reflexão, lembre-se de que o modelo de criação do conhecimento organizacional, chamado modelo espiral,visto nas aulas 2 e 3, pode ser aplicado nas localidades mais afastadas do país. Pense em experiências compartilhadas com atletas e treinadores que obtiveram sucesso nas provas de corrida, por exemplo. Onde eles treinam? Que tipo de exercícios praticam? Como? Quantas horas? Isso precisa ser resgatado e discutido nas comissões. Pessoas que trabalham com base na intuição podem ser de extrema importância, porque são capazes de insights criativos e inovadores.

É possível até mesmo que novos aparelhos e formas de treinamento sejam descobertos. Pense em como promover isso!

Saiba Mais:

Nesta atividade, no passo 3, você precisa resgatar soluções criativas e inovadoras. Acompanhe a seguir como um problema e uma necessidade levaram à inovação também na área ligada às atividades físicas.

Veja como partes de camas velhas em um campo de prisioneiros foram aproveitadas e reunidas em um aparelho que levou a um método que se tornou uma das soluções mais respeitadas no mundo inteiro para a prática de exercicios físicos. Camas velhas viraram aparelhos de Pilates!

O Mestre e o Método Pilates: a genialidade do criador (por HT Pilates, 31 Out. 2011).

Disponível em: http://www.htpilates.wordpress.com/2011/10/31/o-mestre-e-o-metodo-pilates/. Acesso em: 30 jan. 2014.

Se preferir, https://drive.google.com/file/d/0B1lfOtr2UH-EU01KeVBJU3Npcm8/edit?usp=sharing

© DIREITOS RESERVADOS

Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional. 5

Passo 4:

É chegado o momento de você concluir a atividade e, portanto, finalizar seu relatório, que deverá ser apresentado no seguinte formato:

1. Introdução: explicite aqui os objetivos da proposta do plano que você elaborou para o Comitê Olímpico. Resuma os passos que você teve que cumprir e dê, assim, um contexto para o trabalho.

2. Desenvolvimento: é a parte principal do seu relatório, considerando as respostas que você elaborou nos Passos 1, 2 e 3.

3. Considerações finais: aponte os principais pontos analisados durante o desenvolvimento do relatório: o que você aprendeu de mais importante ao pensar em tudo que pensou e escreveu.

4. Referências Bibliográficas: apresente, de acordo com as normas da ABNT, as fontes de pesquisa utilizadas para a realização da atividade.

Dica:

Para saber mais detalhes sobre as normas da ABNT e, ainda, sobre como fazer referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos, consulte:

<http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html> e <http://www.sare.anhanguera.com/index.php/index/citacao>. Acessos em: 30 jan. 2014.

Importante:Para desenvolver e apresentar a atividade, utilize o template disponibilizado: < Clique Aqui >.

Passo 5:

Entregar a atividade para avaliação.

...

Baixar como  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »