TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Autodesenvolvimento

Artigos Científicos: Atividade De Autodesenvolvimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  3.941 Visualizações

Página 1 de 2

Pelo que temos observado no panorama educacional em nosso país, a questão da universalização do atendimento escolar tem sido acompanhada pela garantia do padrão de qualidade e pela valorização dos profissionais do ensino? Justifique.

A educação é uma questão fundamental na atualidade brasileira, pois é a partir de uma boa base educacional que um país se desenvolve economicamente e socialmente.

Quando conhecemos a história da educação brasileira, podemos perceber que a mesma era muito precária, atualmente apresenta um avanço significativo no que diz respeito a fatores como estrutura física, formação de professores, material didático, inovações tecnológicas e a própria LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação que foi aprovada em dezembro de 1996 com o número 9394/96. A LDB é a lei é a mais importante brasileira que se refere à educação, entre esses e outros aspectos que deveriam propiciar o desenvolvimento da aprendizagem. Porém, ao se deparar com contemporaneidade brasileira, percebe-se que o ensino tem se mostrado insuficiente, no que se refere à qualidade do ensino. E, esta qualidade decorre por várias questões, alguns exemplos são: baixos salários dos professores, escolas públicas desvalorizadas, ensino tradicionalista e autoritário, desemprego, violência, modificações das relações familiares o que provoca, consequentemente, desestimulo por parte dos professores, alunos e a parte gestora da escola.

O fato é que a qualidade da educação está aliada à qualidade da formação dos professores, porém é neste fator que o governo mais tem falhado quando se trata da educação, pois os professores se sentem desmotivados diante da desvalorização do seu trabalho e das dificuldades, os mesmos necessitam de maiores condições para que se aprimorem na sua qualificação. Mudanças profundas só acontecerão quando a formação dos professores deixar de ser um processo de atualização, quando a intenção for realmente formar cidadãos críticos, pois segundo Gerhardt (2001), a educação libertadora ou transformadora, é aquela que trabalha com uma visão de sujeitos potencialmente autônomos, capazes de praticar a solidariedade, instruindo-se de forma a promover a auto-reflexão. Neste sentido a educação deve buscar uma educação voltada à conscientização, democracia com formação para a cidadania, onde desperte no sujeito a sua capacidade de promover a humanização, esforçando-se em uma concepção conjunta para mudar o sistema escolar, social e político.

Haja vista que a questão da universalização do atendimento escolar não tem sido acompanhada pela garantia do padrão de qualidade e pela valorização dos profissionais do ensino, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que a qualidade da educação está aliada à qualidade da formação dos professores e buscar a conscientização buscando assim uma escola democrática, libertadora e que forme cidadãos preparados para vida cidadãos críticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com