TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Autodesenvolvimento

Casos: Atividade De Autodesenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  201 Visualizações

“A Sociologia weberiana e a Educação” - Alonso Bezerra de Carvalho

1) Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?

Como pedagogia do treinamento, onde a educação passa a ter como objetivo a formação de “especialistas funcionais” que o capital precisa. Esse tipo de educação permite a formação de uma classe privilegiada através de uma “seleção social”, e o nosso objetivo é de uma educação igual para todos.

2) Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?

A educação é o instrumento necessário para a socialização e para a emancipação. Para ele o professor não deve emitir julgamentos para que seus conceitos pessoais não influenciem na formação dos alunos.

As ideias de Max Weber, sua trajetória e suas experiências escolares

1) Até que ponto você considera que o comportamento desses professores burocráticos-disciplinadores comprometeu a sua formação escolar? Dê detalhes de como, exatamente, eles agiam.

Não me recordo dos meus professores apresentarem este tipo de comportamento, me lembro que eram rígidos em questões de comportamento, mas sempre deixaram os alunos participarem, apresentarem suas opiniões.

2) Em que sentido estes professores poderiam ter agido de maneira diferente? Dê exemplos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com