TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Autodesenvolvimento 6ª Semestre

Pesquisas Acadêmicas: Atividade De Autodesenvolvimento 6ª Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

Atualmente, muitos fatores estão afetando a administração da produção, tais como a competição global, a qualidade, os desafios em relação aos custos, a rápida expansão da tecnologia de produção, o contínuo crescimento do setor de serviços, a escassez de recursos de produção e questões de responsabilidade social. Desta forma, o principal papel da administração de produção, é aumentar a competitividade da empresa através da melhoria da eficiência da produção, agregando valor ao processo de transformação. Para que isso possa ocorrer de forma mais eficiente, as atividades de planejamento, programação e controle em um sistema de produção devem ser exercidas em três níveis hierárquicos. No nível estratégico (longo prazo) o departamento de produção é responsável pela formulação do planejamento estratégico da produção. Já no nível tático (médio prazo) tal departamento deve elaborar o planejamento-mestre da produção e no nível operacional (curto prazo) o setor responsável pela produção deve preparar a programação da produção. Compreender que as informações dentro desses três níveis devem estar consolidadas é tão importante quanto entender a dinâmica dessas atividades. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar a consolidação dos três níveis hierárquicos do planejamento e controle das atividades produtivas de um sistema de produção. As conclusões do trabalho apontam para a importância dessa consolidação, pois caso a mesma não ocorra, diversos problemas podem ocorrer, tais como desperdício de tempo e recursos, incoerência com as políticas anteriormente estipuladas, aumento do custo dos produtos, perda de qualidade, rapidez, flexibilidade e até mesmo confiabilidade.

Desta forma, o planejamento estratégico da produção, que estabelece um plano de produção para o longo prazo, tem por principal finalidade possibilitar a adequação dos recursos produtivos à demanda esperada das famílias de produtos produzidos pela empresa, bem como define políticas relacionadas com a função produção coerentes com o planejamento estratégico da organização.

Por sua vez, o planejamento-mestre da produção utiliza as informações advindas no nível hierárquico superior do planejamento em produção e decompõe o plano de produção para produtos individuais. Conhecendo a demanda desses produtos, o plano-mestre de produção, fruto do planejamento-mestre da produção, analisa as necessidades dos recursos produtivos com a finalidade de identificar possíveis gargalos que possam inviabilizar esse plano quando de sua execução a curto prazo. Caso sejam identificados problemas podem ser tomadas medidas preventivas, evitando problemas no curto prazo. Finalmente, o terceiro nível hierárquico do planejamento em produção, descrito como programação, acompanhamento e controle da produção, utiliza as informação advindas do plano-mestre da produção e estabelece as atividades de curto prazo, determinando quanto e quando comprar, fabricar ou montar de cada item necessário à composição dos produtos finais. A partir disso, realiza o seqüenciamento das atividades visando um melhor aproveitamento dos recursos produtivos. Já o controle da produção visa identificar, através da coleta e análise dos dados se o programa de produção emitido está sendo executado a contento. Caso sejam identificados problemas, os mesmos devem ser rapidamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com