TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Autodesenvolvimento- Aula-tema 02

Trabalho Escolar: Atividade De Autodesenvolvimento- Aula-tema 02. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRAO PRETO

ADMINISTRAÇÃO – Direito e Legislação – 3º Serie “A”

Atividade de Autodesenvolvimento- Aula-tema 02

PROF°: Fávila Guimarães

Nome: Paula Cristina Lança RA: 1299707224

RIBEIRÃO PRETO

2014

Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.

Escolheria o parlamentarismo, pois este é um sistema de governo em que o poder legislativo oferece a sustentação política para o poder executivo. Com isso o poder executivo necessita do poder do parlamento para ser formado e também para governar, ou seja, o mesmo não possui o poder concentrado nas mãos de uma única pessoa, que possui um único partido e visa realizar os interesses do mesmo como é feito no presidencialismo.

A grande vantagem do sistema parlamentarista sobre o presidencialista é que o primeiro é mais flexível. Caso ocorra alguma crise política, por exemplo, o primeiro-ministro pode ser trocado com rapidez e o parlamento pode ser destituído. Já no presidencialismo, o presidente cumpre seu mandato até o fim.

O parlamentarismo pode se apresentar de duas formas, na republica parlamentarista ou nas monarquias parlamentaristas, nos dois casos os parlamentares são escolhidos pelo voto do povo em eleições diretas. Portanto este modelo de eleições faz com que a população tenha maior participação no poder e fiscalizar os que foram eleitos, onde estes devem assumir seu papel de um líder local e cumprir com o que foi prometido durante as campanhas.

Referências Bibliográficas

PARLAMENTARISMO NO BRASIL, disponível em: www.citadini.com.br. Acesso em 15 mar.2014.

Debate: Parlamentarismo ou Presidencialismo, disponível em: http://www.teoriaedebate.org.br/materias/politica/debate-parlamentarismo-ou-presidencialismo. Acesso em 15 mar.2014.

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »