TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Desenvolvimento Pessoal

Trabalho Escolar: Atividade De Desenvolvimento Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 4

CONCEITOS DE DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento consiste na eliminação das privações de liberdade que limitam as escolhas e as oportunidades das pessoas de exercer ponderadamente sua condição de agente. A eliminação de privações de liberdades substanciais é constitutiva do desenvolvimento.

O termo desenvolvimento tem vários significados. Em primeiro lugar, o termo pode ser entendido como o processo de evolução, crescimento e mudança de um objeto, pessoa ou situação específica em determinadas condições. O desenvolvimento é a condição de evolução que sempre tem uma conotação positiva já que implica num crescimento ou passo para etapas ou estágios superiores. A noção de desenvolvimento então pode servir para fazer referência tanto a coisas, pessoas, situações ou fenômenos de variados tipos.

O desenvolvimento humano então é o crescimento que uma pessoa mostra desde que é menino até que se transforma em um adolescente e, posteriormente, num adulto. Supõe-se que no passo das etapas primárias para as posteriores o ser humano vai adquirindo um importante número de condutas, valores e formas de pensar que têm a ver com a vida em sociedade e com o compartilhar com o resto dos indivíduos diferentes tipos de situações.

O desenvolvimento também pode ser aplicado a situações objetivas como o desenvolvimento de um país ou de uma cidade. Neste sentido, o desenvolvimento se mede em termos quantitativos ao mesmo tempo que qualitativos já que entram na imagem elementos tais como a quantidade de habitantes de um espaço, a qualidade de vida dessas pessoas, o modo em que o ser humano se integrou ao meio ambiente, as diferentes invenções, entre muitas outras. Aqui é onde entra a ideia de países desenvolvidos frente aos países subdesenvolvidos (aqueles que ainda não contam com todos os elementos considerados essenciais para o bem estar dos habitantes).

Finalmente, outra das situações nas quais se utiliza o termo desenvolvimento é quando se faz referência às partes de uma história ou de um conto. Aqui, dividem-se as obras literárias em três grandes seções: o início, o desenvolvimento e o fim. O desenvolvimento é descrito como o momento no qual tomam lugar os problemas e situações a serem resolvidas na história, enquanto que o início é a apresentação das personagens e o fim é a resolução de todas as problemáticas propostas.

Segundo Furtado 2001, o subdesenvolvimento é um desequilíbrio na assimilação dos avanços tecnológicos produzidos pelo capitalismo industrial a favor das inovações que incidem diretamente sobre o estilo de vida. Essa proclividade à absorção de inovações nos padrões de consumo tem como contrapartida atraso na adoção de métodos produtivos mais eficazes. É que os dois processos de penetração de novas técnicas se apoiam no mesmo vetor que é a acumulação. Nas economias desenvolvidas existe um paralelismo entre a acumulação nas forças produtivas e diretamente nos objetos de consumo. A raiz do subdesenvolvimento reside na desarticulação entre esses dois processos causada pela modernização.

Em um sentido mais amplo, o termo subdesenvolvimento se refere à falta de desenvolvimento em qualquer área ou atividade. Embora o uso mais utilizado seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com