TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Desenvolvimento Fornecedor

Por:   •  29/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Atividade individual

        

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO

Cadeia de suprimentos – Industria da Spind Sorvetes.

INTRODUÇÃO

Apresente a questão em linhas gerais.

Falaremos sobre a logistica de suprimentos da indústria de sorvetes Spind, que se trata do planejamento, controle de fluxo de movimentação e armazenagem de matéria prima e insumos. Iremos analisar também as políticas ligadas aos relacionamentos com nossos principais fornecedores.

No trabalho será avaliado a modalidade de compra CIF ou FOB, se adequando as demandas da organização e a possibilidade da implantação de um suprimento enxuto (Milk Run).

CENÁRIO

Apresente o cenário escolhido por você.

Fundada no ano de 1995 em São Paulo–SP, a Indústria de Sorvetes Spind se destaca pela solidez e inovação no mercado.

Fabricamos e distribuímos uma linha completa de sorvetes de massas e picolés. Nossos clientes são supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, dentre outros.

Com sua matriz em São Paulo-SP, estamos presentes em mais de 800 municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A empresa possui Centro de distribuição nas capitais (SP, MG e RJ) e vinte HUBs localizados em cidades estratégicas nos interiores de cada estado em que opera, visando uma melhor logistica e distribuição dos seus produtos.

Nosso sistema e organização de compra é dividido por grupos, exemplos: máquinas e equipamentos, matéria prima, embalagem, e prestadores de serviço.

Para esse estudo, iremos analisar o grupo de matéria prima e embalagem.

RELAÇÃO DE FORNECEDORES
Informe os fornecedores de matérias-primas da organização.

A seleção de fornecedores precisa ser amplamente orientada por dados. Portanto, este deve ser um processo cuidadosamente estruturado, centrado em indicadores de desempenho quantificáveis, como tempo de entrega, custos de produção e níveis de estoque.

A Spind Sorvetes possui contrato com uma série de fornecedores altamente qualificados e com grande expertise e crebidilidade no mercado, visando a qualidade em seus produtos, abaixo trouxemos os principais.

  1. Amigo do Sorveteiro | Itens fornecidos: palitos para picolés, formas de sorvetes, colher de madeira, potes de açaí;
  2. Grupo Embol | Itens fornecidos: saborizantes em pó, glicose, emulsificante, cacau, bebida láctea para sorvete;
  3. C) Alfa Plast | Itens fornecidos: embalagens laminadas e metalizadas, rótulos, etiquetas adesivas, filme para empacotamento;
  4. Essencial Ingredientes | Itens fornecidos: aromas, corantes, extratos.

MODALIDADE DE COMPRA

Informe a modalidade de compra que tem sido praticada e avalie, criticamente, a sua adequação às demandas da organização.

Para aquisição dos palitos, um dos itens cruciais para produção dos sorvetes, opta-se pela parceria com a empresa Amigo do Sorveteiro (Fornecedor A), que está localizada no bairro da Vila Prudente em São Paulo capital, para coleta dos produtos em questão foi analisado o custo do produto considerando com e sem o frete estipulado pelo fornecedor e a modalidade de compra selecionada é FOB, pois possuímos frota própria e estamos situados próximo ao local de retirada e os custos de deslocamento interno é muito inferior a contratação de terceiros ou até mesmo do frete do fornecedor.

O Fornecedor B (Grupo Embol) tem sua matriz em Belo Horizonte e fornece a base láctea e o emulsificante para fabricação dos picolés, devido a distância de aproximadamente 600km da nossa Industria em São Paulo e por tratar-se de itens alimentícios e pereciveis, necessitam de transporte dedicado, portanto, CIF é a modalidade mais viável pois o fornecedor se responsabiliza por todo o gerenciamento e monitoramento da carga, recebemos semanalmente essa matéria prima em razão do curto prazo.

A modalidade de compra CIF é utilizada para compra das embalagens da Spind. A Alfa Plast, fornecedora de embalagens laminadas e metalizadas situa-se na cidade de Três Pontas/MG e cuida da entrega dos itens solicitados, pois os custos para retirada própria ou terceirizada ficam elevados quando comparado ao preço do produto com o frete já embutido, além de gerar economia de tempo para nossa Industria pois não temos a responsabilidade do controle de risco e prazo de entrega.

A Essencial Ingredientes fica em Contagem/MG, e possui um amplo portifólio de produtos que são referência no ramo alimentício, como corantes, aromatizantes e extratos, e são utilizados na fabricação de nossos sorvetes. Para a aquisição dos mesmos, optamos pela modalidade CIF. A fornecedora está localizada próximo a capital de MG, bem distante da nossa fábrica, localizada em São Paulo, e possui um valor acessível, mesmo já com os custos de envio atrelados, por obter parceria com transportadora que realiza um alto volume de entregas na região de SP, sendo assim se torna mais econômico do que com a modalidade FOB.

POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DE MILK RUN

Analise as possibilidades e as condições de realização de um suprimento enxuto (Milk run) com os fornecedores que realizam as compras na modalidade FOB.

O principal objetivo do sistema Milk Run é a otimização das coletas, redução de custo logístico, maior controle dos materiais que estão em trânsito e diminuição da quantidade de produtos em estoque. O sistema propõe coletas programadas de suprimentos utilizando um único equipamento para realizar o recolhimento em um ou mais fornecedores e entregar os materiais no destino final (indústria).

Atualmente os fornecedores B, C e D da Spind possuem a modalidade de compra CIF, porém torna-se viável a alteração para FOB, mediante a aplicação do sistema Milk Run. Esses três fornecedores estão localizados no estado de Minas Gerais, onde temos HUBs e um CD, sendo assim é possível realizarmos a roteirização de nossa frota própria para coleta das matérias primas nos fornecedores, após a expedição dos sorvetes em nossas filiais. Para que todo o fluxo de transporte possa funcionar perfeitamente, é necessário planejamento estratégico correto e alinhamento das datas e horários pré-estabelecidos com os fornecedores para que todos estejam sincronizados com as mesmas informações.

O roteiro necessário para aplicação do sistema Milk Run é a partida da Industria com a frota carregada com nossos Sorvetes até o CD de Belo Horizonte, após a expedição, o caminhão parte para retirada da base láctea e do emulsificante no fornecedor B (Grupo Embol) ainda na capital, então segue rota a caminho do fornecedor D (Essencial Ingredientes) para coleta dos corantes, aromatizantes e extratos em Contagem e para finalizar a busca de suprimentos, continua a caminho do fornecedor C (Alfa Plast) em Três Pontas que coleta as embalagens laminadas e metalizadas; com as cargas devidamente carregadas o destino final é novamente para a Spind, gastando em média 600km para ir e a mesma distancia para retornar.

ANÁLISE DE VIABILIDADE

Justifique, sob o ponto de vista econômico, a viabilidade da sua proposta.

A implantação do sistema Milk Run torna o processo mais eficiente e reduz o custo em transporte, o serviço que era feito por três transportadoras, unificamos para apenas uma rota. Apesar do controle, monitoramento e responsabilidade no Sistema Milk Run ser exclusivamente da Spind, a redução de custo de frete e otimização das coletas e de estoque acaba compensando e agregando mais benefícios do que ônus.

Conseguiriamos economizar em 3 custos distintos de frete e alterar as modalidades de compra de todos os nossos fornecedores para FOB, a qual é a mais indicada e adotada para negociações B2B.

Além disso, o transporte de cargas é tributado pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, sendo assim permite gerar crédito de ICMS destacado no conhecimento de frete, que o pagador do transporte pode tomar para posteriormente reduzir o seu ICMS a ser pago pelas vendas. Portanto escolher esse modo de frete (FOB) se torna vantajoso pela economia tributária.

CONCLUSÃO

Apresente as considerações finais do seu projeto.

A atividade nos permitiu analisar criticamente a relação de fornecedores dentro de uma indústria, a modalidade de compra (CIF e FOB) mais viável dentro da organização, e a possibilidade da implantação do sistema Milk Run, buscando melhorias e otimitização dentro da cadeia de suprimentos.

Optamos pela aplicação do sistema Milk Run pela redução de custos e estoque, termos maior agilidade no carregamento e descarga do veículo, pois chegará em nossa fabrica somente um veiculo de coleta e pelo fato de centralizarmos as informações do nosso transporte em uma única rota.

Por fim, o trabalho contribuiu para que fosse possivel identificar e conhecer a cadeia de suprimentos de uma forma mais ampla, visando o processo fabril industrial e seus fornecedores, uma vez que minha expêriencia na logistica é na area de prestação de serviços, atuando em transportadora.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (219 Kb)   docx (803.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com