TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme: Mãos Talentosas

Exames: Resumo Do Filme: Mãos Talentosas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  4.550 Visualizações

Página 1 de 3

FICHA TÉCNICA DO FILME “MÃOS TALENTOSAS”

Ano: 2009

Duração: 1h26min

Dirigido por: Thomas Carter

Com: Cuba Gooding Jr. e Kimberly Elise

Gênero: Drama; Biografia

Nacionalidade: Estados Unidos

RELATÓRIO DO FILME

O filme “Mãos Talentosas” conta a trajetória do neurocirurgião, Dr. Benjamin Carson, diretor do departamento de Neurocirurgia Pediátrica do hospital Johns Hopkins nos estados Unidos. O filme inicia com Bennie, como era conhecido, já adulto e com dúvida se poderia realizar uma cirurgia de auto risco, nunca antes realizada, em gêmeos siameses unidos pela cabeça e que poderia acarretar na morte das duas crianças. A partir daí, o filme passa a mostrar a trajetória de vida do Dr. Carson, até ele se tornar esse tão renomado e respeitado neurocirurgião mesmo diante de todas as adversidades da vida.

Bennie era o segundo filho de uma mulher analfabeta. Um menino pobre, negro, filho de pais separados e de baixo rendimento escolar. Sofria bastante na escola por conta do preconceito de seus colegas. Uma parte que me chamou a atenção no filme foi o fato de sua mãe sempre inventar a desculpa de que precisava de óculos novos de leitura sempre que seus filhos solicitavam que ela os ajudasse com os deveres de casa, pois ela não sabia ler. No entanto, ela sempre os incentivava dizendo que eles poderiam fazer e ser o que quisessem na vida bastava ter interesse, e que poderiam fazer inclusive melhor do que os outros faziam, como uma forma de fazer o menino acreditar em seu potencial, pois este se achava burro e incapaz de aprender as coisas.

Sua mãe então os obriga a deixar de assistir televisão e a frequentar uma biblioteca, onde deveriam ler dois livros por semana. A partir daí, Bennie passa a melhorar o seu rendimento na escola, chegando a tirar média A. O menino passa então a tomar gosto pela literatura, o que causa uma mudança radical em sua vida. Quando o garoto cursava a 8ª série, ele ganhou um prêmio na escola de melhor ano da turma. No entanto, um discurso preconceituoso de uma professora faz com que sua mãe decida mudá-lo de escola, o que a princípio não dá muito certo, pois o garoto passa a se envolver com más influências e passa por um momento de rebeldia.

Diante de tantas dificuldades, Bennie consegue chegar à faculdade de medicina de Yale, uma das mais conceituadas dos Estados Unidos. Lá então decide ser neurocirurgião por considerar o cérebro a parte mais incrível de nosso corpo. Sempre tendo que vencer barreiras, ele chega ao Hospital Antony Hopkins, onde mais uma vez vai ter que vencer o preconceito, pois as pessoas daquele local são muito preconceituosas e por muitas vezes ele chega até mesmo a ser ignorado por elas. No hospital, Bennie tem que tomar decisões difíceis que podem interferir em sua carreira, mas que contribuem mais ainda para o seu crescimento profissional. Após anos no hospital, passa a ser considerado um dos melhores neurocirurgiões do mundo, realizando cirurgias em crianças nunca antes realizadas.

O filme é bastante motivador e dele podemos tirar várias lições. Ele nos mostrar o quanto os laços afetivos de uma mãe ou um pai para com um filho podem fazer a diferença na vida de uma pessoa. O interesse dele em dar outro rumo a sua imagem e a sua vida deve ser levado em conta, no entanto, a autoestima que sua mãe lhe transmitia foi o que realmente transformou sua vida e a vida de seu irmão. Ter alguém incentivando e acreditando em você, tem um valor inestimável em nossa vida e com certeza pode mudar o rumo de uma história que tinha tudo para dar errado. Isso fez com que ele, um menino que se considerava burro e incapaz passasse a ter confiança em si mesmo, sentindo-se capaz de realizar feitos que nenhuma outra pessoa ousou realizar antes.

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »