TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica do Filme: Mãos Talentosas

Por:   •  11/9/2018  •  Resenha  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 3

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

5ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO

COLÉGIO ESTADUAL CASSIANO DO NASCIMENTO

[pic 1]

RESENHA CRÍTICA – “MÃOS TALENTOSAS”

MARÍLIA FERREIRA DE SOUZA, 2º E

PELOTAS, SETEMBRO DE 2015

FILME: “MÃOS TALENTOSAS”

DURAÇÃO: 1H 25MIN

ANO: 2009

O filme conta a história de vida de Ben Carson, o maior neurocirurgião pediatra da década de 80/90. O filme mostra dois momentos: Ben já adulto com a dúvida se faria uma cirurgia nunca antes feita, a de separar gêmeos siameses unidos pela cabeça; e Ben criança, quando de fato é contada a história dele até sua decisão de fazer a cirurgia.

Menino pobre, negro, vivia em Detroit – Michigan, filho de mãe separada e analfabeta (coisa que ela tentou ao máximo esconder do filho, até que em determinada parte, ele aprende), Ben era um aluno com baixíssimo rendimento, que sofria preconceito por parte de seus colegas e que se achava completamente incapaz de ser e conseguir algo na vida, entretanto, sua mãe, maior incentivadora do futuro neurocirurgião, faz de tudo para que ele acredite em seu potencial e é quando ela se depara com a biblioteca de seu patrão e percebe o que poderia ajudá-lo a mudar seu futuro.

O título faz total sentido com a história, “mãos talentosas”, Ben realmente possuía um talento, mas com certeza somente o talento dele não seria o suficiente se ele não estudasse muito, não tivesse força de vontade e o apoio da mãe. Durante a infância e a adolescência ele passou por situações complicadas, mas soube dar a volta por cima, em grande parte por causa da influência de sua mãe.

A mãe de Ben sempre acreditou no potencial de seu filho, incentivando-o a estudar, a trocar a TV por bons livros e a não desistir, pois acreditava que o filho teria um futuro totalmente diferente do seu. Ben cresceu e conseguiu alcançar o seu objetivo, não só se tornou médico, mas o melhor neurocirurgião do mundo.

O filme mostra também como Ben alcançou seu sucesso ao fazer duas cirurgias de extremo perigo darem certo. A primeira foi realizada numa menina que apresentava convulsões por ter parte do cérebro lesionada. A segunda, mais brilhante ainda, aconteceu quando o neurocirurgião separou, pela primeira vez na história, dois bebês gêmeos siameses. A cirurgia demorou exatamente 22 horas, ele conseguiu realizar esse milagre da separação e sem que um dos bebês entrasse em óbito. Ben Carson criou um centro de operações neurológicas e pelo seu trabalho foi aplaudido e reconhecido nos Estados Unidos.

Quando analisamos o filme, logo podemos perceber o poder da Programação Mental Positiva, exercida pela mãe de Ben, que o ensinava todo o tempo a materialização dos seus pensamentos, ou seja, fazendo com que ele acreditasse que pensar positivamente o levaria a uma realidade de sucesso, amor e paz. Ela ajudou-o a expandir sua inteligência e sua crença em Deus e em si mesmo.

Quando se quer algo, a persistência é fundamental, afinal desistir nunca vai levar alguém a lugar algum. Essa persistência precisa de uma base e no caso de Ben, foi a sua mãe, o que é muito bonito de se ver, e Deus. Durante o filme podemos ver a fé que ele tinha em Deus desde pequeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (199.9 Kb)   docx (129.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com