TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Ética e Responsabilidade FGV

Por:   •  6/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

[RELATÓRIO DE AÇÕES]

[Implementação da ética como pilar fundamental na empresa]

[outubro/2020]

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

Elaborado por:

Disciplina: Ética e Sustentabilidade

Turma:


Tópicos desenvolvidos

  • Apresentação do projeto;
  • Objetivo;
  • Introdução ao plano de ação;
  • Revisão de políticas e valores;
  • Ferramentas e divulgação;
  • Sustentabilidade.

Apresentação e objetivo

        O presente relatório visa apresentar uma solução sistemática para possíveis problemas éticos ou de sustentabilidade dentro da empresa VBN, através de ações robustas, desde a revisão dos valores e políticas da empresa, até os processos seletivos. O objetivo de reforçar políticas de inclusão e implementar ferramentas que reforcem a ética dentro do espaço profissional é garantir que a imagem da empresa cresça e que o seu papel na sociedade seja cumprido, além de somente gerar empregos e lucros. O crescimento da imagem da empresa trás uma vantagem competitiva no mercado.

        Seguindo o relatório apresentado, a empresa será referência na ética profissional, tornando-se referência no assunto, o que irá fortalecer a sua marca em relação aos demais concorrentes, além de tornar um ambiente de trabalho mais saudável e agradável a todos. Também é verdade que em ambientes assim, ótimos profissionais tendem a continuar na empresa e com isso temos a retenção de talentos, algo muito importante para o crescimento e a manutenção da empresa ao longo dos anos.


Desenvolvimento

        O presente relatório busca mapear ações robustas para implementar uma melhoria sistemática da ética e da sustentabilidade dentro da empresa VBN. Os pontos destacados são aplicados nas maiores empresas do país, que servem como exemplos a serem seguidos. Uma das ações robustas é justamente contra o assédio nas organizações, tema altamente discutido atualmente. Zanetti o define:

        “O assédio moral se define pela intenção de uma ou mais pessoas praticarem, por ação ou deixarem de praticar por omissão, de forma reiterada ou sistemática, atos abusivos ou hostis, de forma expressa ou não, contra uma ou mais pessoas, no ambiente de trabalho, durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, principalmente por superiores hierárquicos, após, colegas ou mesmo por colegas e superiores hierárquicos e em menor proporção, entre outros, por inferiores hierárquicos e clientes, durante certo período de tempo e com certa freqüência, os quais venham atingir a saúde do trabalhador, após o responsável ter sido comunicado a parar com eles e não ter parado.” (ZANETTI, 2000)

        O plano de ação inicia revisando os valores da empresa, pois é necessário que a empresa seja uma forte defensora da diversidade, dentro e fora de seus estabelecimentos. Com isso, é dever da empresa divulgar campanhas internas a favor de qualquer tipo de diversidade.

Outro valor que precisa ser revisado é o compromisso social com a sociedade que está inserida. A partir disso, serão planejados projetos sociais anuais voltados as populações carentes da região, através de campanhas de doação de alimentos não perecíveis, de brinquedos, especialmente em épocas como dia das crianças ou natal.

Em seguida, partiremos para a implementação do Canal de Ética dentro da VBN, ferramenta que serve como método para denúnciar anonimamente colaboradores que exibirem comportamentos antiéticos, racistas, xenófobos, homofóbicos ou que realizarem qualquer tipo de violência ou assédio. Para apoiar essa ferramenta, as Políticas da empresa serão revisadas, e tais comportamentos serão penalizados com até o desligamento dos colaboradores identificados. Para a divulgação, será usado o tema Tolerância Zero, pois a empresa VBN não é local para preconceituosos e/ou agressores. A ferramenta contará com o apoio da equipe de Recursos Humanos para realizar as investigações e apurar as denúncias recebidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (396 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com