TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Interdisciplinar do Terceiro Semestre em Radiologia

Por:   •  16/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        3

2. DESENVOLVIMENTO        4

REFERÊNCIAS        6

1.INTRODUÇÃO

Atividade interdisciplinar do terceiro semestre em Radiologia, descrevendo sobre a importância do diagnóstico de imagens em pacientes contaminados pela Covid 19.

A pandemia da Covid-19, veio confirmar a importância dos profissionais da saúde frente à doença, dos quais, podemos destacar os radiologistas. Os exames radiológicos são de fato, de grande importância para o diagnóstico da doença.

O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2 que afeta as vias respiratórias e pulmões. Ele encontra um facilitador nas células contendo receptores da proteína ECA-2, que favorece o início da infecção. Nos casos mais graves, acontece também a infecção dos alvéolos, que são as estruturas responsáveis pela troca gasosa nos pulmões.

Grande parte das pessoas que se contaminam com o vírus da COVID-19 apresentam sintomas leves a moderados e se recuperam sem a necessidade de um tratamento específico. Porém, algumas pessoas desenvolvem um quadro mais grave da doença e precisam de atendimento médico e até mesmo de hospitalização.

2. DESENVOLVIMENTO

Quais são os exames de imagem que podem ser utilizados para acompanhamento de pacientes diagnosticados com COVID-19?      Quando cada um desses exames é indicado? Descreva as diferenças entre as técnicas.

Os exames de imagens de tórax, foram considerados como parte da investigação diagnosticas de pacientes com suspeita de Covid 19, em alguns lugares em que a PCR não está disponível.

Tomografia Computadorizada de tórax: Pode ser realizado se houver piora no quadro respiratório.

Raio X:  Mostra a gravidade da doença, pode ser indicado em pacientes acamado ou sem condições de realização da Tomografia Computadorizada.

Ultrassonografia pulmonar: Utilizado para avaliar derrames pleurais, e identificação de pneumotórax. Ela tem auxiliado nos pacientes com insuficiência respiratória aguda. Em indivíduos sem sintomas não é pedido nenhum de exame de imagem.

Homem, 44 anos, com quadro clínico sugestivo de COVID-19 (febre, dor de garganta e tosse seca frequente). Esse paciente teve RT-PCR positiva para COVID-19 no dia da realização da primeira TC (imagens à esquerda em cada quadro) e foi internado. Realizou-se uma TC de controle três dias depois (imagens à direita em cada quadro) devido à manutenção dos picos febris e da tosse seca. Quais alterações podem ser identificadas nas imagens?

[pic 9]

Imagens A,B,C- cortes axial

Imagem D- coronal

Opacidades em vidro fosco, associadas a fino reticulado e espessamento de septos Interlobulares, multifocais bilaterais, envolvendo vários lobos pulmonares, aparecimento de distribuição predominantemente periférica no parênquima, um pouco mais extensas nas regiões posteriores dos lobos inferiores.

De acordo com guia do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, achados radiográficos geralmente não aparecem na fase inicial da COVID-19. Conforme a doença se desenvolve, é possível identificar alterações. Descreva as principais alterações que podem ser encontradas nos exames de imagem em pacientes acometidos pela COVID-19.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com