TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Interdisciplinares Sexto Semestre

Por:   •  25/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.782 Palavras (8 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

PLANO PARA O PROJETO        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9

INTRODUÇÃO

        Neste trabalho foca a importância das metodologias ativas no ensino. Onde esse tópico, ainda que distinto esteja implicado e constituem assunto significativo no processo de ensino, também ingressa na atualidade devido à variedade de elementos que se completam para formar um todo significativo. A questão das metodologias que proponha, além disso, uma mudança de postura em relação ao trabalho educacional com a autonomia dos dissentes no processo de ensino aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO

As metodologias ativas podem transformar o ensino nas escolas, com isso os alunos se tornam o personagem principal do processo de aprendizagem, pois, a compreensão é produzida de forma estipulada entre docente e dissente, deixando de ser apenas um instrutor para atuar como mediador, a tecnologia é um método importante que poder trazer uma dinâmica mais atrativa para professor e aluno, e também esse tipo de recurso é algo comum na rotina de jovens e crianças e adicioná-los será um ponto importante, as atividades em grupo é uma abordagem complementar, pois, os alunos podem compartilhar conhecimento entre si que ajuda na construção de um saber coletivo tornando a aula positivamente participativa.  Nesse contexto, as metodologias ativas auxiliam o aluno a ter responsabilidade e autonomia, de modo que aprenda a conduzir a si mesmo e aprenda o conteúdo ao qual foi apresentado e questionando o professor quando fosse preciso. Essa pratica está sendo cada vez mais popular no setor educacional, pois, foi entendido que os processos de aprendizagem tradicional acabaram não sendo proveitoso e suficiente por não estar atendendo a particularidade de cada aluno.  O docente enfrenta vários desafios ao longo de sua trajetória educacional, e uma delas é diretamente relacionada à aprendizagem, que é criar atividades que concede aos alunos um panorama mais critico do mundo em que vivemos, e essa inquietação esta relacionada às tendências progressistas.  

A pedagogia progressista é baseada em uma observação critica social, e esta dividida em três tópicos; libertadora, libertaria e critico social dos conteúdos. A libertadora é referente à valorização da experiência e da realidade em que o dissente e o docente está inserido, uma vez que é essencial para a pratica educacional, e diante desse entendimento de mundo que se produzem conceitos e acepções sobre a realidade e influência de apreciação e transformações, a libertária declara que o homem é um produto social e sua evolução é realizada no coletivo, nesse sentido acredita-se que a escola é capaz de transformar a realidade do aluno.    A crítico-social de conteúdos evidencia que a escola é um mecanismo de preparação da criança para o universo adulto através de experiências, e que são divididos em: métodos ativos, métodos ativos individualizados, métodos ativos socializados e métodos ativos mistos. O método ativo é onde existe uma participação total do aluno na sua ação didática, os métodos ativos individualizados são onde se atende à necessidade individual conforme a realidade do docente, buscando ajustar a aprendizagem e adaptando a capacidade do aluno. Métodos ativos socializados acolhem a socialização do educando através de um ato educativo, de inicio o aluno deve identificar seu dia a dia para assim as metas serem atingidas, esse tópico dedica a convicção de um ensino globalizado.

Métodos ativos mistos envolvem assuntos entre si e ajuda a compreensão de novos conhecimentos, atitudes e habilidades essências para a integração do meio social.  O processo de ensino aprendizagem é ter a responsabilidade e compromisso com a evolução e desenvolvimento de valores a fim de garantir a vivencia ética, podendo ser alcançado através de jogos e esportes, e o conceito de jogo não pode ser referente apenas à disciplina de educação física na escola, é um compromisso com todos os indivíduos que compõe a instituição escola e o projeto político pedagógico.

Os temas geradores são trabalhados de forma que contextualiza partindo de um assunto presente no cotidiano dos dissentes e docentes, a procura de uma argumentação mais critica descobre-se que os conhecimentos de senso comum são insuficientes para compreender o tema que foi proposto, e nesse momento é possível fazer com que o aluno fique ativo para aprendizagem.   A pedagogia do oprimido (FREIRE, 2009) é explicada como as aprovações de momentos que cercam a realidade alem disso esses temas deveriam ser mais refletidos do que aprendidos, para que os indivíduos tomem mais consciência sobre, pois, esses temas são instrumentos de estudo que deveriam ser entendido e representado pelos aprendizes, as situações-limites denominados por freire, apresenta etapas que se inicia na investigação, onde o professor determina quais temas e palavras têm relevância na vida dos dissentes, a tematização surge no momento em que se apresenta o tema proposto, e ocorre em uma situação real que é chamada de codificada ou situação figurada, e após isso passa por outro processo onde se explora o tema e o que se conhece, percebendo então sua situação limite.  As situações limites delimitam o ponto do dialogo problematizador, marcado pela conscientização de que se sabe é insuficiente para a continuação do processo de produção do conhecimento.  Por tanto as ações humanas tem base fundamentadas em teorias, porem, toda teoria é baseada das ações humanas, entende-se que tem uma ligação entre a pratica e a teoria, isso tudo configura que a pratica se torna ativismo.  Ao final do processo será a retomada dos conteúdos garantindo uma visão reformulada destes mesmos temas, que retratam assuntos de grandes significados no processo educativo, os exemplos de metodologias ativas são as salas de aulas invertida que tem como objetivo incrementar as aulas e deslocar os conteúdos expositivos, o aluno pode ter acesso aos conteúdos digitalmente de acordo com a infra-estrutura da instituição, alem disso a autonomia é um fator importante que pode ser alcançado através da tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com