TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Interdisciplinar III Unopar 3 semestre adm

Por:   •  26/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.715 Palavras (11 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Picos-PI

2017

[pic 7][pic 8][pic 9]

produção textual interdisciplinar iii:

ANÁLISE DE PROJETO – LANÇAMENTO DE PRODUTO

Incumbência interdisciplinar visando pôr em prática os conhecimentos assimilados através das matérias estudadas durante este semestre, solicitado pelas autoridades da unopar, através da plataforma online. Apresentado à Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.

Tutor(a) eletrônico(a): Silvia Faria Turquino

Tutor(a) de sala: Gladyston Derkyan Gomes de Sousa

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................04

1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS...........................................................................05

2TENDÊNCIAS DE MERCADO ALIMENTÍCIO....................................................06

3 FATORES DE INFLUENCIA NA COMPRA DE PRODUTOS............................07

4 ANÁLISE DE MERCADO E NEGOCIAÇÃO......................................................08

5 CONCLUSÃO.....................................................................................................09

REFERÊNCIAS.....................................................................................................10



  1. INTRODUÇÃO

        O aumento da consciência dos consumidores impulsiona mercado de produtos naturais no Brasil. Mais acesso à informação, maior consciência ambiental e uma preocupação crescente com a saúde e o bem-estar têm levado um número cada vez mais elevado de consumidores a buscar alternativas de produtos naturais para o seu dia a dia, sobretudo para a sua alimentação. Esta tendência comportamental pode ser medida em números: segundo a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, durante o biênio 2012/2013, a estimativa é de que o mercado de produtos naturais atinja um faturamento de R$ 20 bilhões no Brasil, com um crescimento de 40% entre os dois anos. Nos últimos cinco anos, este mercado registrou aumento de 80%. Assim sendo o segmento de produtos naturais está crescendo substancialmente, mesmo em meio a atual estagnação econômica.

        Este cenário vai de encontro com o grande número de pessoas que estão aderindo a uma alimentação e estilo de vida mais voltados ao bem-estar e a ética alimentar. Segundo pesquisa IBOPE feita em 2010, o Brasil conta com pouco mais de 15 milhões de vegetarianos (pessoas que não se alimentam de carne, mas que podem, ou não, consumir outros produtos de origem animal), ou seja, 8% da população do País. Estes dados deixam claro que existe uma considerável faixa da população realizando escolhas altamente conscientes. E, se levarmos em conta que a motivação, além de saudável, muitas vezes também ajuda na preservação do meio ambiente e da vida no planeta, é possível expandir a tendência dos alimentos naturais para outros ramos.

           Segundo pesquisa da Mintel, agência mundial em inteligência de mercado, cerca de 30% dos brasileiros consomem produtos saudáveis gostaria que houvesse uma variedade maior nos supermercados. O levantamento mostra também que 60% dos brasileiros buscam manter boa forma através de exercícios físicos ou praticando esportes. Completando essa busca por um estilo de vida saudável, 41% dos brasileiros afirmam: "ao menos metade do meu prato na refeição é dedicado para verduras e/ou legumes". "Os hábitos de alimentação no Brasil estão mudando drasticamente e os consumidores, cada vez mais, escolhem o que vão comer e beber pensando no que vai levá-los a um estilo de vida mais saudável a longo prazo. O mercado brasileiro apresenta várias oportunidades que ainda podem ser exploradas, então cabe a Ômega S/A aproveitar essas oportunidades, foi-se desenvolvido um suco 100% natural a base de leite de soja, a fim de ingressar nesse promitente mercado.

        1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Este trabalho visa demonstrar a importância de uma pesquisa mercadológica para o desenvolvimento das atividades de criação de produtos e as operações de marketing empresarial. Pondo em prática estes aspectos através da situação problema proposta, assim trabalhando a análise de mercado, marketing e negociação, este último será disposto através da resistência do gerente de produção em acatar a ideia de lançamento do novo produto, que é um suco 100% natural e que assim está totalmente em conformidade com esse novo segmento de consumidores preocupados com o meio ambiente. Contudo este grudo de consumidores de produtos naturais, estão dispostos em pagar qualquer valor por produtos desse gênero, logo possibilita-se uma grandiosa oportunidade para a Ômega produtos alimentícios S/A.

         Com a finalidade de atender este mercado, foi-se criado um suco natural intitulado de Alpha Sabor, este produto é composto a base de leite de soja e frutas de alto valor nutritivo, que auxiliam em determinadas atividades realizadas pelo organismo, além disso tem um apelo de sua embalagem retornável, esse simples fato segundo pesquisas pode dar um enorme diferencial para o produto, ademais o mercado brasileiro não dispõe de muita concorrência nesse ramo de sucos naturais, o que se converte em mais uma oportunidade, logo a Ômega S/A deve adentrar este segmento com esse excelente produto, contudo dadas as características positivas desse mercado, pode desenvolver outras mercadorias desse gênero, argumentar-se-á com o gerente de produção ressaltando os dados das pesquisas realizadas a fim de convence-lo, que é de caráter essencial para a organização entrar neste segmento de produtos naturais.

          Em suma, o Alpha Sabor é um produto rico em vitaminas e minerais, excelente no que se refere a dietas, pois devido a seu ingrediente básico o leite de soja é totalmente light, sem gorduras como são encontradas no leite de origem animal, ademais devido a sua composição vegetal cobre um maior grupo de consumidores naturais, haja vista que os veganos, aqueles que possuem um estilo de vida que exclui totalmente o consumo de qualquer tipo de produto de origem animal, não consomem produtos feitos com recursos animais, assim a composição do Alpha Sabor é deveras positiva em relação a conformidade com os mais variados grupos de consumidores naturais, e dessa forma enfatizar-se-á este diferencial nas ações do plano de marketing, trabalhando também nas questões relativas a negociação com o gerente de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (232 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com