TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade colaborativa

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

Aula-tema 03: O ensino da leitura

NOME

 Jacqueline Pacheco Lerias de Souza.

RA

 6860453581.

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

Aula-tema 03: O ensino da leitura

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Competências Profissionais apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor. Milton Gonçalves de Oliveira.

Anhanguera Educacional

2015

  1. Por que a leitura é uma experiência única, individual até mesmo quando duas pessoas leem uma mesma obra?

           A leitura é um conhecimento construido das experiências vividas por cada leitor, que tem sua propria imagem do mundo,  traz na memória lembranças antigas, emoções sentidas, o ato de ler é uma atividade individual única é uma experiência interpessoal profunda e intensa,  entre leitor e texto, se desencadeia um processo de decifração, interpretação, reflexão e reavaliação de conceitos absolutamente renovado a cada leitura.

                  A leitura não se esgota no momento em que se lê, mas se expande por todo o processo de compreensão do texto, explora-lhe as possibilidades e prolonga-lhe o funcionamento para depois da leitura propriamente dita, enriquecendo a vida e o convívio com o outro.

  1. No vídeo, há uma cena mostrando os resultados do trabalho de uma professora com seus alunos. Apesar da obra lida ser única, os resultados são distintos, diferentes.
  1. Por que isso acontece?

            Isso ocorre devido a subjetividade e o conhecimento prévio que  cada criança possui, todos ouviram a mesma história mas de forma individual cada um fez a sua interpretação, e também pelo modo que cada professor ensina, e como a sua prática é executada, a valorização da literatura contada, assim o educador contribui para o  crescimento e desenvolvimento de seus alunos na literatura.

               A  prática de uma pedagogia que faz sentido, da atividade, do desafio, do prazer, da imaginação, tudo isso faz com que os educandos se sintam motivados para aprender com dedicação, e valorizar os projetos, assim a professor consegue realizar de forma diferente a mesma obra lida.

  1. Como um professor deve atuar ao verificar tal diversidade em sua classe?

             O professor precisa reconhecer  a diversidade de seus alunos

e suas diferenças, dando oportunidade para que todos aprendam de maneira significativa.

              Enfrentar esse desafio é condição essencial para atender às expectativas e nessecidades de cada um, diante desse desafio, cabe ao professor refletir sobre sua prática docente, reconhecendo que já não existem mais salas de aula homogêneas, onde todos os alunos aprendem da mesma maneira.

           As formas de entendimento são diferentes sobre um mesmo conteúdo, assim a aplicação pratica se desenvolve de acordo com a didatica de cada professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (167.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com