TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de gestão de pessoas

Por:   •  26/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

ATIVIDADE 01

01. Conceitue o trabalho do gestor e gestão de recursos humanos;

Gestor é o profissional que administra e gerencia as atividades de uma empresa. Ele é responsável pelo rendimento e motivação de seus colaboradores, visando maior rendimento e maior lucratividade para a mesma. O gestor deve traças às metas e desenvolver estratégias para alcança-las. É sua função observar e fiscalizar o andamento da produção para evitar desperdícios e também ficar atento a seus profissionais, suas aptidões e em que setores os mesmos podem ser aproveitados. Pode atuar em todas as áreas da empresa ou em uma área específica.

O setor de recursos humanos é de fundamental importância por neles estarem os melhores talentos da empresa. Uma empresa pode ter tecnologia de ponta e muitos recursos financeiros, mas se não contar com bons profissionais não terá sucesso. O RH (Recursos Humanos) é o recurso mais valioso de uma organização. É responsável pelo recrutamento, treinamento, motivação, planos de cargos e demais atividades ligadas aos seus colaboradores.

02. Faça uma análise e apresente a diferença das atividades do DEPARTAMENTO PESSOAL e do DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS;

Departamento Pessoal é a área técnica que cuida da gestão dos direitos dos profissionais da empresa tais como documentação pessoal, folha de pagamento, férias, FGTS, impostos e demais encargos. Geralmente esse setor é terceirizado, pois os custos se tornam mais viáveis contratando um escritório de contabilidade que cuidará da parte dos cálculos com pessoal especializado.

O Departamento de Recursos Humanos está voltado para o cuidado com os profissionais e colaboradores da empresa, promovendo treinamentos, analise de cargos, capacitação e motivação, avaliando o melhor aproveitamento e adequação dos profissionais disponíveis. O Departamento de Recursos Humanos deve proporcionar um programa de qualidade de vida no trabalho, estimulando o profissional a desempenhar sua função com maior eficiência e satisfação.

03. Quais as observações em relação ao perfil, atuação, responsabilidade do GESTOR DE RECURSOS HUMANOS

A observação principal é que o Gestor de Recursos Humanos deve ser um líder, saber orientar seus profissionais e retirar deles o melhor, promovendo um relacionamento de parceria e respeito. Ele deve ter uma visão geral da empresa, saber do funcionamento de cada setor da mesma e principalmente saber como aprimorar os resultados de cada setor. Deve ser ético, criativo e inovador, definir suas metas e planejar estratégias para sua realização. Promover treinamentos e reciclagem de funcionários, mantendo sua empresa atualizada.

04. A Gestão de Pessoas varia em sua essência de uma organização para outra, de um ambiente para outro. Quais as observações, os motivos para essa realidade? Justifique;

A Gestão de Pessoas esta de acordo com a essência de cada empresa, isto é, sua politica, visão e objetivos. Essa essência se manifesta por meio de credos, crenças, valores, politicas, atitudes e outros. Cada organização deve valorizar sua forma de lidar com clientes, com seus colaboradores bem como o ambiente exterior. A comunicação é a ferramenta principal para o aprimoramento das ações, mostrando a seus profissionais uma imagem positiva onde todos são iguais, tem o mesmo valor para a empresa apesar de suas diferenças.

                                                                                                                 BOM TRABALHO!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (68.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com