TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade estátistica

Por:   •  31/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

A coleta de dados

É simlesmente dar alternativas e coletar respostas sobre determinado assunto. Existem vários métodos, dentre eles separei os 4 mais vistos.

1- Pesquisa observacional, aonde o pesquisador coleta dados e observa determinado ser , sem mudar o cotidiano do mesmo.

2- Pesquisa experimental, que consiste em fazer algo com determinada parte de uma população e em outra parte nao fazer nd.

Ex: Fazer um tratamento pra alguma doença em parte da população e em outra parte não fazer, depois comparar pra ver se houve melhoras ou não.

3- Pesquisa por simulaçao, nesta perquisa se faz uso de simuladores na maioria das vezes eletrônicos, para ajudar na previsão de fatos ou para alguns processos, a simulação faz que você obtenha resultados de certas coisas que são impráticaveis ou perigosas, isso poder poupar dinheiro e tempo.

4- Pesquisa de mercado ou levantamentos, que é elaborar perguntas para que as pessoas respondam, e depois elaborar graficos mostrando os resultados, é importante selecionar bem as perguntas para que ea pesquisa ão fique tendensiosa.

Críticas de dasdos

Quando recolhido os dados é necessário fazer uma revisão crítica para achar possiveis erros e concerta-los para nao estragar a apresentação e a análise.

Apuração de Dados

É o processamento e as somas dos dados que foram obtidos através da coleta. Essa apuração poder ser Manual , Eletromecânica e Eletrônica.

Exposição ou Apresentação dos Dados e análises dos resultados

Os dados são apresentados em forma de tabelo ou gráfico. E por fim a análise dos resultados é tirar as conclusões sobre o todo apartir das informações anteriores através de técnicas apropriadas.

DIFERENÇAS ENTRE POPULAÇÃO E AMOSTRAGEM

A pesquisa por população a mais precisa doque a pesquise por amostragem , a pesquisa por população é um levantamento de toda a população, já a de amostragem se pega uma parte das pessoas da população, na pesquisa por população a grande vantagem é que a exatidão na hora das respontas e quase 100%, já que as pesquisas são por entrevistas.

Tipos de Amostra

Aleatória Simples : neste tipo de amostra cada cidadão tem a mesma chance de ser escolhido para fazer parte daquela amostra, deve ser ultilizada por exemplo para saber uma amostra representativa de 15% de uma população de 150 alunos de uma escola.

Amostragem Estratificada : esse tipo de amostra exige que a população possua características que colaborem para a criação de subconjuntos, como a populaçao se divide em subconjuntos, o sorteio dos elementos leve em consideração as suas divisões, para que o elemento da amostragem sejam proporcionais aos elementos dos subconjuntos.Exemplo : Existe uma população de 200 alunos , sendo que 120 são meninos e 80 são meninas, para eu extrair uma amostra de 10% dessa população eu teria que pegar 12 meninos e 8 meninas.

Amostragem intencional : de acordo com algum critério, e esolhido especificamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com