TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade supervisionada

Por:   •  1/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

IFPR – INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

CURSO: SECRETARIA ESCOLAR

1ª ETAPA – MÓDULO 2

PÓLO: COLORADO DO OESTE

NOME: ADÃO DE JESUS PENA E AMÉLIA CABRAL DA SILVA

DISCIPLINAS: Gestão em Educação Escolar; Homen pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica; Funcionários de escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores.

PROFESSORES: Michele Simonian e Patrícia Machado; Rafael Hauer e André Marega Pinhel; José Valdivino de Moraes e Eloise Medice

Tutor conceitual: Rita D. Carvalho; Marília Carzino; Amauri Pedroso.

Data: 24/02/2013

Funcionários da Escola e a Gestão Escolar

Sabemos que o processo pedagógico acontece em diferentes espaços e momentos das práticas sociais. Assim a escola com um importante meio de socialização na vida das crianças, adolescentes, jovens e adultos tem o seu cotidiano marcado por várias práticas formativas, essas práticas envolvem a organização pedagógica, ou seja, tudo que ocorre no espaço educativo são de responsabilidade de todos os envolvidos no processo de gestão e educação escolar, isto é não podendo ficar ninguém de fora, até mesmo aquele em que sua função seja um zelador, todos estão inseridos na formação daqueles que ali vão à busca de conhecimento.

Portanto, a orientadora escolar Nilza Gomes entrevistada de nossa pesquisa nos diz que a função da escola hoje é formar cidadãos conscientes de seus direitos para isso ela programa a construção do conhecimento em todas as áreas. A educação escolar por sua vez serve como intermediária para a formação desses indivíduos para o mundo do trabalho. Então a escola representa o complemento para a educação dos filhos, um suporte educacional que a família precisa por falta de habilidade para educar em decorrência do aceleramento que a sociedade atual oferece.

Outra entrevistada, a mãe Ivone Vieira de Brito, diz que a função da escola é formar cidadãos críticos, transmitir conhecimentos de mundo de prepará-los para o futuro, principalmente para o mercado de trabalho, a viver em uma sociedade cada vez mais competitiva e desigual. Quanto ao que a escola representa, ela deveria ser vista com mais atenção por todos que se servem dela para a formação intelectual básica dos filhos, pois é o cérebro pensante de seu entorno.

Em outro momento entrevistamos a funcionária Dalva Alves da Silva, ela nos diz que a escola prepara o aluno para o meio social e familiar, preparando-o para o exercício da cidadania como sujeito ativo da sociedade. A escola representa o meio de interação social do indivíduo, o desenvolvimento futuro de toda sociedade.

Outra colaboradora de nossa entrevista, a professora Ulexandra Cabral da Silva Maria, para ela o papel da escola é preparar o cidadão para ser além de crítico e ativo é estar pronto para dar sugestões diante de problemas e ainda de poder superá-los. Em sua opinião a escola representa uma formação melhor a toda sociedade, além de se preocupar com o aprendizado, tem capacidade de direcionar vidas humanas, tornando seres participativos, reflexivos e ativos.

Já a aluna Eva Cristina de Jesus Silva diz que a função da escola favorece no conhecimento de mundo para que os alunos tenham mais facilidade em seu aprendizado, para que se formam cidadãos para atuar no mercado de trabalho e ainda para melhor socialização. Disse ainda que a escola representa a segunda casa, a segunda principal educação para as crianças, pois a educação familiar e a educação escolar tem que andar sempre juntas.

De acordo com as respostas dadas pelos nossos entrevistados e o que vimos no decorrer das aulas, podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com