TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Físicas na Empresa

Por:   •  2/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

DANIELA SOUZA RAMOS

JOYCE CARNEIRO BATISTA

LEANDRO DOS SANTOS FERREIRA

SAMUEL HENRIQUE DA SILVA

atividade física para a promoção da saúde: orientações para diferentes ambientes e populações.

Trabalho de Educação Física Bacharelado apresentado como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Atividades Físicas na Empresa, Atividades Físicas e Envelhecimento, Fisiologia do Exercício, Atividades Físicas nos Modelos de Atenção Primária à Saúde, Treinamento Resistido, Estágio Curricular I: Avaliação Prescrição e Atenção à Saúde, Trabalho de Conclusão de Curso I.

Arapoema/TO

2022

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................3

2. RESOLUÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA 1........................................................4

2.1 RESOLUÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA 2.....................................................6

3. CONCLUSÃO..........................................................................................................7

4. REFERÊNCIAS........................................................................................................8

1. INTRODUÇÃO

O exercício físico traz consigo diversos benefícios tanto físico quanto mental para seu praticante.

O presente trabalho tem como objetivo mostrar e desenvolver a elaboração de três programas de treinamento para diferentes públicos. Para isso, o desenvolvimento do presente artigo foi dividido em três subtópicos a fim de analisar diferentes aspectos.

O primeiro subcapítulo faz uma análise sobre a SP1 onde temos um aluno idoso de 66 anos, sem nenhuma comorbidade aparente, onde o mesmo precisa melhorar suas capacidades e melhorar sua qualidade de vida.

O segundo subcapítulo discorre sobre resolução da SP2 onde em uma empresa de telemarketing o gerente contrata um personal trainer para fazer um trabalho de ginástica laboral, afim de melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários no dia á dia.  

O terceiro subcapítulo discorre sobre resolução da SP3 onde temos um aluno novato em uma academia de 45 anos sem nenhum tipo de problemas de saúde ou restrições médicas.  

Por fim, conclui-se que a importância da formação do profissional de educação física em diversas áreas de atuação para que assim entregue um trabalho assertivo.

2.1 PERSONAL TRAINER E ATENDIMENTO AO IDOSO DE 66 ANOS

A prática de exercício físico traz benefícios para todas as populações, os idosos são extremamente beneficiados com a prática regular de atividade.  A musculação tem papel importantíssimo na manutenção da saúde. Sabe - se que para iniciar um programa de atividade física neste tipo de público necessita de uma atenção especial, pois o profissional tem de estar bem preparado para receber esses idosos.” Atualmente, na área de saúde o exercício físico vem se tornando uma ferramenta indispensável para a melhoria do condicionamento físico e de bem estar para as pessoas.” (SILVA; OLIVEIRA, 2017, p 114).

Por consequência do envelhecimento, eles sofrem com diversas doenças decorrentes da idade como pressão elevada, osteoporose, doenças mentais entre outras. O profissional tem de estar atento para que não ocorra nenhum tipo de acidente dentro de sala de musculação. “Afirma que o envelhecimento se associa a diversas limitações psicológicas e físicas, em consequência disso torna-se difícil para estes indivíduos desempenharem certas ações, tornando-os dependentes para a realização de atividades físicas e prejudicando sua qualidade de vida.” (COSTA apud SANTOS, 2004, p.2).

Para o planejamento de um programa de treinamento de um idoso de 66 anos sem nenhuma restrição médica, inicialmente deve-se sempre zelar pela segurança do mesmo, iniciando um programa de exercício em sua maioria em máquinas para que diminua mais o risco de erro em alguma execução como: cadeira extensora, voador, Cross over. O trabalho em cima deste aluno deve elencar o de ganho de força para que assim ele chegue a ter uma melhora na qualidade de vida do seu dia a dia, sem esquecer de trabalhos cardiorrespiratórios de leve a moderada intensidade para uma melhora manutenção desta capacidade, flexibilidade e agilidade.

Outro ponto extremamente importante dentro deste programa de treinamento para idoso é uma avaliação física para poder se obter parâmetros mais assertivos sobre suas condições atuais. E em caso de algum tipo de comorbidade só liberar o aluno para prática de musculação após o aval de um médico. Uma boa prescrição de treinamento trará a este idoso melhora em sua força para que assim tarefas cotidianas se tornem mais fáceis, fazendo que ele tenha uma maior longevidade e qualidade de vida.

2.2 ginastica laboral e uma empresa de telemarketing

        

Sabe-se que os esforços repetitivos por longos períodos podem acarretar diversos problemas a um funcionário, tais como problemas de ordem física e mental. Dentro de uma empresa não só o rendimento deve ser pensado, mas também as condições do espaço onde se trabalha para que a equipe não apresente problemas de saúde decorrentes das atividades executadas dentro da empresa. Em uma empresa de telecomunicações a parte ergonômica do espaço desde já deve ser projetado para um melhor conforto, para que seja usufruído pelos seus funcionários, pensando assim um profissional de educação física deve primeiro avaliar as condições do ambiente de trabalho, caso o mesmo não tenha alguma formação na área de ergonomia deve procurar ajuda de uma ergonomista para ajudar nesta tarefa.

A maioria das empresas nos tempos atuais não possuem um espaço dedicado para a atividade física laboral, mesmo sabendo que isso traz inúmeros benefícios para seus funcionários. Para o trabalho dentro de uma empresa de telemarketing o trabalho será feito com exercícios de alongamento antes do início do expediente, sabendo que estes exercícios trazem grandes benefícios para o dia a dia desses funcionários como melhora das capacidades fisiológicas, físicas e sociais. Dentro do mesmo trabalho será abordado uma conscientização para que os mesmos tenham ciência do que está sendo trabalhado, e que este método aplicado ajudará na prevenção de várias doenças recorrentes do esforço repetitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com