TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Ambev

Tese: Marketing Ambev. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Tese  •  3.278 Palavras (14 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 14

Nos dias de hoje é essencial conhecer os mercados. O Marketing tornou-se numa ferramenta indispensáve para efectuar os estudos de mercado necessários àimplementação de um produto ou serviço, sendo assim essencial utilizar vários tipos de marketing: o marketing estratégico, o tático, o administrativo e o marketing em transformação.

A economia dos dias de hoje está a ser definida por duas forças poderosas: a tecnologia e a globalização, sendo a tecnologia a locomotiva da globalização. As exigências dos clientes têm, cada vez mais, mudado de maneira significativa. As empresas devem estar consciencializadas que os seus mercados estão em continua mudança.

O Marketing deve conseguir identificar, avaliar, e seleccionar as oportunidades de mercado e elaborar estratégias para a empresa cimentar a sua posição nos mercados escolhidos.

É necessário descobrir e satisfazer as necessidades dos clientes, devendo-se para tal:

─ Descobrir e satisfazer as necessidades de mercado

─ Reconhecer uma necessidade prestes a imergir

─ Criar um produto ou serviço e introduzi-lo no mercado sem que ninguém tenha pedido

Uma oportunidade de mercado define-se como um espaço de interesse e necessidade do comprador, em que existe uma forte possibilidade de uma empresa poder atuar de maneira a satisfazer essa necessidade e lucrar com isso.

As empresas têm de ser cada vez mais hábeis na detecção das tendências do mercado, tornando-se assim cada vez mais útil a recolha de informação para tomarem as suas decisões.

A empresa escolhida é do ramo esportivo localizada no Jardim Iguaçu, é uma empresa de pequeno porte e comercializa aulas de futebol de campo para crianças.

O grande número de empresas existentes no mercado é assustador. Essa realidade implica em concorrência e quem vai definir o "Vencedor" dessa disputa são os clientes. E vale de tudo, contratar uma nova equipe de marketing, formar novos grupos de vendas ,contratar funcionários novos, enfim, o mercado é grande e o tempo é precioso.

E a primeira preocupação das empresas é com a satisfação dos clientes, que geralmente procuram "qual oferta proporciona mais valor". Além do valor e das características do produto desejado, cria-se uma expectativa em relação à ele que só vai poder ser medida depois que a expectativa de valor for saciada.

Essa satisfação pode ser medida pelo desempenho e expectativas percebidas, sendo que se não atender às expectativas, o cliente ficará insastifeito. Caso contrário, ficará sastifeito, ou mais que isso, ficará altamente satisfeito ou encantado. O resultado de uma boa impressão da empresa, ou uma completa satisfação do cliente, resultará em uma fidelidade recíproca.

Para que a empresa alcance todo esse sucesso, é necessário que se trace uma meta do público alvo, que se aprimorem "os processos fundamentais do negócio" (p.62 - Equipes Mutifuncionais) e que se utilizem todos os recursos disponíveis pela empresa (mão -de -obra, materiais, equipamentos, etc.).

Isso tudo porque os clientes de hoje em dia estão cada vez mais exigentes e a concorrência está com ofertas iguais ou melhores. O desafio continua sendo "conquistar clientes fiéis" ( p. 68). É nesse momento que a equipe de marketing deve agir não apenas para vender o produto, mas também para tirar dúvidas com o cliente sobre o produto, ouvir sugestões, etc.

Perder bons clientes afeta diretamente os lucros da empresa. "Estima-se que o custo envolvido na atração de um novo cliente é cinco vezes maior que o custo de manter um cliente atual sastifeito", ou seja, está no marketing a chave para criar vínculos entre a empresa e o cliente.

Iremos tratar no referido trabalho sobre a gestão de marketing de uma empresa de bebidas conhecida nacionalmente. A gestão de marketing é utilizada para determinar quais os produtos ou serviços podem interessar aos consumidores e quais as estratégias de vendas pode ser utiliza. O principal objetivo é satisfazer o cliente gerando lucratividade para a empresa.

A empresa em estudo é uma multinacional do setor industrial de bebidas. A Ambev - Companhia de Bebidas das Américas, surgiu em 1999, formando-se a partir da fusão de duas antigas rivais do setor. Já ao iniciar suas atividades, passou a ser a terceira maior indústria cervejeira e a quinta maior produtora de bebidas do mundo. Um novo processo de fusão, em 2004, dessa vez com a belga Interbrew N. V. S. A., colocou a Empresa na posição de maior cervejaria do mundo.

O grupo é reconhecido pela constante busca por inovações, principalmente no que diz respeito à gestão do trabalho e da produção, ao mesmo tempo em que procura destacar-se no que se refere às tecnologias de produção de bebidas. O nível de educação da mão-de-obra exigido é de, no mínimo, 2º grau completo para um operador. Além disso, a empresa incentiva seus funcionários a cursarem o nível superior, oferecendo bolsas de estudo para o aprimoramento de seu quadro de funcionários.

A missão da Ambev é sua razão de ser e seu compromisso como empresa. "Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços."

A visão da Ambev traduz a representação do seu sonho. "Ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor."

Atualmente os clientes têm a sua disposição uma ampla gama de produtos e serviços que podem comprar. Eles fazem sua escolha com base em suas percepções de qualidade, serviço e valor. As empresas precisam entender os fatores que determinam o valor e a satisfação para o cliente. O valor entregue ao cliente é a diferença, para ele, entre o valor total e o custo total. Os clientes normalmente escolherão a oferta que maximiza o valor entregue.

A satisfação do cliente consiste na sensação de prazer ou de decepção resultante da comparação do desempenho (ou resultado) percebido de um produto em relação às expectativas do comprador. Os clientes estarão satisfeitos quando suas expectativas forem atendidas e estarão encantados quando suas expectativas forem superadas. Clientes satisfeitos permanecem fiéis por mais tempo, compram mais, são menos sensíveis a preços e fazem propaganda boca-a-boca positiva sobre a empresa.

Em outra palavras, podemos definir fidelização como sendo um compromisso profundo de comprar ou recomendar repetidamente certo produto ou serviço.

As empresas que ultrapassam todos esses obstáculos para alcançar suas metas de satisfação e valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com