TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estilos de liderança

Tese: Estilos de liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Tese  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento

O pensamento sistêmico e liderança juntos podem conduzir uma corporação com muito mais eficiência, se o líder usar o pensamento sistêmico para resolver problemas e atuar nas causas raiz para enxergar os problemas como parte de um todo e não isolados para mudar a realidade, ter visão de organização, ter capacidade de identificar e entender as forças e os elementos estruturais e sua interação. O pensamento sistêmico como afirma Senge ( 1990) é a quinta disciplina que integra todas as outras se fundindo em coerência de teoria e prática.

Uma organização sem liderança será apenas uma confusão de máquinas e pessoas, liderança é o processo de influenciar pessoas onde as mesmas sintam-se livres, um líder transforma uma organização em uma verdadeira instituição para produzir resultados. Líderes podem transformar membros de sua equipe em verdadeiros profissionais o contrário também é verdade, líder; é uma pessoa comum com atitudes comuns mas dele se espera ações que transformem pessoas e ambientes. As empresas sempre precisam de pessoas para comandar e administrar suas atividades, muitas dessas atividades independe de líderes naturais desde que os resultados sejam esperados. Nos estudos de Drucker ( 1996) o líder tem que gerenciar a si próprio. Na verdade lidera o outro quem lidera a si mesmo, quem ganha confiança de sua equipe e com ela obtém os resultados esperados.

Estilos de liderança

São vários os estilos, mas vamos nos fixar nos estilos democrático, autocrático e situacional.

Liderança autocrática a ênfase é no líder, enquanto a liberal é nos subordinados. A liderança democrática a ênfase é tanto no líder como nos subordinados. A liderança autocrática é centrada no chefe. Não temos como definir qual estilo é o melhor em determinadas situações podemos dizer que uma delas vai ser a melhor devido a dinâmica do negócio.

Liderança situacional

Dentro do ambiente organizacional e vivências trazidas por participantes de cursos é o melhor para desenvolver uma equipe sólida para buscar melhores resultados.

Os desafios para um líder

Entender o negócio e estimular sua equipe com conhecimento e visão, qualificar-se continuamente, qualificar sua equipe para uma tomada de decisão compartilhada.

O que esperam de um líder

Fazer acontecer, ter caráter, compartilhar valores, não achar que pode resolver tudo só, e sempre contar com a equipe, ser líder é aprender eternamente.

Liderança informais e formais

Um líder formal é atribuído por força de um cargo, exemplos os cargos de chefia e cargos eletivos por indicação de um colegiado, nas hierarquias militares, religiosa ou política. Esse líder na maioria das vezes é eleito ou nomeado, diferente de um líder informal que surge em circunstâncias inesperadas ou necessárias em um dado momento, um exemplo é em alguma situação de perigo ou catástrofe surgem pessoas que começam a coordenar antes do socorro chegar. O administrador deve observar esses líderes e unir à metodologia hierárquica do líder formal a dinâmica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com