TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa

Resenha: Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Resenha  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

nos níveis da Empresa. Precisa ter conhecimento, habilidade, julgamento e atitude.

As atividades de um administrador se dividem em cuidar da empresa ou de uma área funcional da empresa, cuidar de processos, utilizar tecnologias, lidar com pessoas, servir clientes, focar nos objetivos, formular estratégias e plano de ação e entregar resultados.

No perfil do administrador podemos ter empreendedores (criadores de negócio), gerentes (organizadores de negócio) e líderes (mudança e transformação). Será sempre necessário ajustar seu estilo ao contexto e aos objetivos, para desta forma garantir bons resultados.

Seguindo a visão do autor Maximiano, Fayol define o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. As funções administrativas envolvem os elementos:

1. Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa de ação.

2. Organizar: Constituir o duplo organismo material e social da empresa.

3. Comandar: Dirigir e orientar o pessoal.

4. Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos.

5. Controlar: Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

Esses são os elementos da Administração que constituem o chamado processo administrativo: são localizáveis no trabalho do administrador em qualquer nível ou área de atividade da empresa. Em outros termos, tanto o diretor, o gerente, o chefe, como o supervisor - cada qual em seu respectivo nível - desempenham atividades de previsão, organização, comando, coordenação e controle, como atividades administrativas essenciais.

Para Fayol existe uma proporcionalidade da função administrativa: ela se reparte por todos os níveis da hierarquia da empresa e não é privativa da alta cúpula.

A função administrativa não se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem é privilégio dos diretores, mas é distribuída proporcionalmente entre os níveis hierárquicos. Na medida em que se desce na escala hierárquica, mais aumenta a proporção das outras funções da empresa e na medida em que se sobe na escala hierárquica mais aumenta a extensão e o volume das funções administrativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com