TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Administração Mercadologica Etapa 1 E 2

Monografias: Atps Administração Mercadologica Etapa 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  2.595 Palavras (11 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Um grande desafio para empresas orientadas para o mercado, uma vez que elas têm que responder a mudanças rápidas no ambiente de mercado, é seu engajamento contínuo no planejamento estratégico orientado para o mercado.

Definição de planejamento estratégico orientado para o mercado: é o processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre objetivos, habilidades e recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em constante mudança, objetivando atingir os lucros e crescimento almejados.O processo de planejamento estratégico é desenvolvido nos níveis corporativo, de unidade de negócios e de produto.

Os objetivos desenvolvidos no nível corporativo devem se desdobrar para os níveis inferiores, onde os planos estratégicos das unidades de negócios e os planos de marketing são preparados para guiar as atividades da empresa. O processo de planejamento estratégico envolve ciclos repetitivos de planejamento, implementação e controle.

No contexto abaixo, veremos o que está sendo feito e o que será feito para maior lucratividade da empresa Guitt’s Convenção, qual é o seu público alvo, produtos comercializados e o Planejamento de Marketing.

PASSO 2

A empresa a ser estudada vai ser a Guitts Convenção, que fica localizada na Rua Coronel Rodovalio, 170 em Caieiras – SP, a empresa atua no ramo de bebidas, produzindo e envasando cervejas, energético e refrigerante.

Empresa de grande Porte

Missão e valores

Produtos comercializados

Refrigerantes: Pet 2lt, Pet 600ml, Pet 350ml e garrafa 600ml

Energético: lata 350 ml, 1 litro, e pet 2lt

Cerveja Pilsen, Gold, Stout e Malzibier.

Publico – alvo: Maioria da Classe C e D, podendo ter uma pequena porcentagem na classe B.

Nathan Oliveira – Vendedor Externo

ANÁLISE AMBIENTAL

Ambiente Externo: Os consumidores gostam muito do produto e acham muito tradicionais, acreditam muito na qualidade do produto e confiam na revenda para o consumidor final, o único problema que cria muitas vezes um empecilho é o problema de logística que a cada 3 meses, atrasa a entrega durante 7 a 10 dias, ficando sem produto para revenda, o que faz com que a concorrência entre e fidelize esses clientes.

Em relação aos concorrentes, se pode observar uma demanda maior por conta da mídia na televisão e no rádio, e uma estabilização do mercado pelo trabalho muito bom e constante.

Em fatores econômicos, a questão da cerveja Guitts, era muito vendida para lojas de 1 real, onde era muito mais barata. A partir do momento que aumentou o preço, a empresa deixou de vender para todas essas lojas de 1 real, diminuindo o volume de vendas.

A parte do refrigerante se estabeleceu praticamente mais acessível, com o preço dos concorrentes mais altos, os clientes ficam com o refrigerante Convenção por conta da qualidade e preço. Por conta do publico alvo ser de Classe C – D.

O ambiente interno conta com excelentes maquinários e estrutura empresarial muito boa para se trabalhar e produz excelente produtos de qualidade.

A empresa conta com a tecnologia do Sistema OSE, onde interliga todos os setores da empresa, e todos se comunicam com agilidade e rapidez.

Na logística de tempos em tempos se encontram algumas dificuldades de entrega, atrapalhando todo o setor da empresa, já que o produto não gira e o volume abaixa em 30%.

Em relação ao material humano, a parte comercial interna, necessita de um pouco mais de treinamento para aumentar a agilidade em resolver pequenos problemas da parte externa da empresa.

Na parte de vendas, as vezes por conta dos problemas de logística e pela baixa remuneração, os cargos ficam muito rotativos, e quando entra alguém no lugar, tem que se começar do zero com treinamento e adaptação no cargo.

Os Recursos financeiros são limitados, até por conta da má gestão anterior, e alguns problemas que empresa atravessou.

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES

Desde 1951 no mercado de Bebidas, a Convenção se estabeleceu no mercado e atingiu números positivos durante esse tempo, mas com novas concorrências, mídias na televisão e preço, a Convenção perdeu muito espaço de mercado na Zona Sul de São Paulo, onde caíram muito as vendas de refrigerante e cerveja, continuando forte na região Norte e Leste de São Paulo.

Hoje a empresa que produz Refrigerante, cerveja Pilsen, gold, malzibier e Stout e energético, busca retomar o grande mercado na Zona Sul de São Paulo com a venda de todos esses itens, e consequentemente aumentar o faturamento e conquistar mais clientes, com vendas externas e inserir aos poucos mídias na televisão aberta e fechada, e rádio, voltada para o público da Classe C-D.

Foram feitas pesquisas de mercado, onde se concluiu que a venda de refrigerante de cola e energético, além da venda de Cervejas, são mais promissoras e demanda só tendem a aumentar. Decidiu-se então que ações diferentes com a equipe de vendas com comissão maior para a venda de energético e refrigerante de cola. Além da venda da cerveja que tem um mercado muito amplo e lucrativo.

Outro problema que se tratou de se resolver foi a questão da logística, onde estavam ocorrendo atrasos constantes e atrapalhando no giro do produto e diminuindo o faturamento da empresa.

ANÁLISE DE OPORTUNIDADES E AMEAÇAS, FORÇAS E FRAQUEZAS

FATORES EXTERNOS

OPORTUNIDADES AMEAÇAS

Novos clientes com interesse no produto Preço de concorrentes diretos

Mercado de bebidas crescendo Marketing em mídia do concorrente

Propaganda na Tv a cabo Aumento do imposto na ind. De bebidas

FATORES INTERNOS

FORÇAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com