TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Gestao

Artigos Científicos: Atps De Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  5.603 Palavras (23 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 23

Revisão de Conteúdo: Disciplina Processos Gerenciais.

Objetivos

• O papel da Administração;

• O papel da gerencia;

• Estratégias competitivas;

• Tipos de Planejamentos;

• Desenho departamental;

• Responsabilidade Social.

Escola da Administração

Escola clássica:

Albert Smith: tudo começou com a evolução industrial e Albert Smith escreve o livro riqueza das nações, explicando, como numa nação poderiam fazer para industrializar? Como a outra que já estava industrializada que deveriam se relacionar com aquela que já estava industrializada.

Taylo ele teve a ideia de disciplinar asa atividades dentro das organizações. O que foi que Taylo idealizou que foi tão revolucionário para a época e que consagrou dentro da escola clássica? Taylo viu que era necessário primeiro fazer um projeto e dividir uma tarefa em parte, então ele faz um trabalho que dividi, as tarefa em pedaço e cria método de procedimento que chamou hoje de processo. Estão dentro desse contexto, ele foi cronometrando o tempo de trabalho de cada um ele criou uma metodologia de trabalho que deu origem ao uma serie de coisa interessante, e até hoje que gosta de assistir corrida de automóvel percebe nas trocas de pneus, que se chama se de um pit stop o trabalho do Taylo, ou seja, a troca dos pneus, muitas vezes a Ferrari da formula 1 ela é feita em até 10 segundo, porque a tarefa total e divida em parte cada pedaço tem seu respectivo responsável e as trocas de pneus é encaminhada.

Fayol: O que Fayol fez de diferente com relação ao Taylo?

O Fayol ele era francês e Taylo Norte americano, nunca se conheceram só que o trabalho de Taylo era especifico no chão de fabrica e na linha de produção e Fayol criou na França um trabalho voltado pra empresa com todo. Então ele começou em dividir a empresa em funções, uma delas era função técnica que é função de produção, ele colocou a função administrativa, função metodológica que é venda e a função financeira e a coisa caminhou.

Smith deu o ponta pé inicial, Taylo cria teoria clássica chamado de abordagem cientifica, Fayol estratifica a empresa dentro de um contexto anatômica.

Henry Ford: O que Henry Ford fez de importante? O Henry Ford, o que ele faz ele foi talvez o que melhor aplicou o trabalho de Taylo e o trabalho de Fayol, ele pega o trabalho do Taylo e cria a produção em massa e ele organiza a fabrica de tal forma que a produção passa ser feita usando a metodologia de Taylo de uma forma muito rápida, só que ele cria a rede de revenda de automóvel baseada no contexto de Fayol e cria a rede de assistência técnica existe até hoje e baseado no contexto de Fayol.

O que o Ford fez de interessante? Ele criou a linha de montagem que existe até hoje, a revenda de automóvel que fazer o pedido chega se antes do produto fica pronto, quando o carro do Ford ficava pronto ele sabia quanto unidades que deveria que mandaria em cada ponto do mapa do Estados Unidos, ele não precisa usa o pátio da fabrica. Ele criou além da revenda do automóvel que facilitava a venda e mesmo tempo a fabrica, ele criou a rede de assistência técnica ou seja o carro quebrou era só leva o veiculo aonde havia comprado que lá era feito o reparo, independente da gravida da coisa, até mesmo possível troca.

Escola da Administração

Max Weber: Todos nós já ouvimos falar da palavra burocracia, chegam às vezes arrepios.

O que é burocracia? Pra que serve? Geralmente pensa que para uma coisa rui, mais na realidade todas as organizações elas precisam de um fluxo de papeis, que chamamos de papeladas, temos que te documentos da empresa, a contabilidade trabalha com esses documentos para se feito registro. Todas as empresas ele tem seu modo operante , sua forma de trabalhar, atividades começo, meio e fim na fabrica e tem começo, meio fim no escritório, dentro desse contexto aparece a burocracia, tanto através do processo de fabrica, como através do fluxos do papeis dentro escritório. Então o documento tem que passar na mão de alguém no começo do processo para chegar no final na mão de outro e nesse intervalo passa na atividade meio na mão de outras pessoas

Essa foi a principais contribuição do Henry Ford ele mexeu com a burocracia com o fluxo de processos de procedimentos dentro das empresas .

Elton Mayo: O que Elton Mayo fez de tão relevante para ficar conhecido e caraterizado ou imortalizado na teoria clássico da administração?

Elton Mayo começou a percebe que os ser humano não e uma intensão ou não era uma intensão da maquina que Taylo imaginava, o ser humano é um ser individual, ele tem alma, ele tem vida. Então que a produção na época Elton Mayo pudesse atingir o ponto da excelência, não bastava apena trabalhar segundo ele usando método de Taylo que é dividir a tarefa total em parte automatizar as coisas ( toca em frente ) , era necessário motivar o ser humano, então Elton Mayo olhou muito técnica de motivação, alguma voltada na parte pecuniário de dinheiro, motivar o funcionário que trabalha se um pouco mais rápido e outra a motivação daquele agrado no mesmo aquela presença da empresa perto do funcionário pra fazer que sentisse cada vez melhor. Passou o tempo muitas teoria vieram.

Joan Woodward: Ela fala da abordagem contingencial, nada e mais normal do processo de mudança como o que acontece hoje no século 21. Então mais fazermos hoje é conviver com a mudança ou com as mudanças, então todos os planejamentos , todos os planos, todas as formas de trabalho tem que se abordada dentro do processo de contingência: Eu faço um plano estratégico, um plano tático ou plano operacional, mas de acordo com a contingencia ele precisa e deve ser revisto.

Essa foi a grande contribuição da escola que trabalha com a teoria da contingencia.

Papel da Empresa

Satisfazer uma necessidade da sociedade, do mercado ou do cliente.

A empresa existe para cumprir uma necessidade da sociedade, do mercado ou até mesmo do cliente. É logico que as empresa existem para te lucro, muita gente na brincadeira fala que existem para dar lucro, na realidade é para dar lucro, sem dinheiro ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com