TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De História Da Educação E Da Pedagogia

Artigo: Atps De História Da Educação E Da Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  2.301 Palavras (10 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

História da Educação e da Pedagogia

Aldenira Moraes Beltrão RA:420830 Flávia Lane Tapajós Conceição RA:436229

Gizelma Barbosa Ferreira RA:421920

Janaína Torres Monteiro :RA:8332005457

Maria Francisdalva Moreira Costa RA:8332005469

Wirleide Pantoja Gonçalves RA:408968

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “História da Educação e da Pedagogia”, 3º semestre, sob orientação da professora-tutora presencial Amanda Pereira Marques.

BELÉM DO PARÁ

Abril /2014

INTRODUÇÃO

Neste trabalho o objetivo da equipe é analisar o desenvolvimento da educação através do tempo e preservar a memória da educação escolar. Buscar informações importantes do processo educacional no ensino-aprendizagem da disciplina de História da Pedagogia e da Educação no quadro da formação de professores, buscando conhecer as várias propostas para estabelecimento dentro dos saberes acerca da educação e trataremos de compreender a relação entre os mesmos.

1ª ETAPA

O que significa afirmar que somos feitos de tempos?

“Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados e estabelece projetos de mudança, ou seja, estamos inseridos no tempo: o presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado” (PLT História da Educação e da Pedagogia, Aranha).

Considerando a colocação da autora, enquanto ser social, o individuo interagi com o meio e ao interagir traz muito do meio do outro para si e leva de si para o outro influenciando no contexto. É nesse contexto, que nossa história, está relacionada ao tempo, porém é vista de maneiras diferentes por aqueles que buscam pesquisar e registrar os acontecimentos, é possível observar como a cultura é transmitida de uma geração para outra, resultando e caracterizando assim um novo caminho para história que vai se desenrolando e sendo construída, assim como a educação que faz parte da história da humanidade, pois ambas vão ocorrendo durante o desenrolar da evolução humana, onde fatos políticos e sociais interferem tanto na história geral quanto na história da educação.

No Brasil as pesquisas sobre a história da educação são recentes devido à ausência de historiadores no passado, ainda se faz necessário uma pesquisa mais profunda sobre a realidade educacional, ou seja, de que tendências ela sofreu maior influência a cada período.

Os cursos específicos de educação foram implantados aqui no Brasil apenas durante o século XIX, onde a disciplina História da Educação esteve sempre influenciada pela Filosofia da Educação, onde não recebia o mérito das demais disciplinas, como Psicologia, Sociologia e Biologia.

Com a criação das faculdades à partir da década de 1930 começaram a ser elaboradas pesquisas, como teses e monografias, mas somente em 1950 com a fundação da USP é que surgiu um projeto de História da Educação Brasileira, que durante a ditadura militar teve seus trabalhos prejudicados voltando a ser retomado somente em 1968 com as reformas das leis do ensino superior e a criação do curso de pós graduação.

É essa mistura de passado e presente marcado pela ação do homem que determina e constrói o futuro, por esta razão apresentada que podemos dizer que o homem é em sua essência feito de tempo, tempo este que constrói e reconstrói a própria ação humana, formando uma sociedade capaz de entender o passado e construir o futuro.

Somos seres históricos, pois somos produto de nossa cultura vivemos introduzidos no tempo em que nos rodeia estabelecendo relações sociais. Com a história da educação construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e cria as instituições escolares e as teorias que as orientam, cada geração assimila a herança cultural dos antepassados e estabelece projetos de mudança, ou seja, estamos inseridos no tempo, o presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentidos pelo passado e pelo futuro, que resulta num movimento incessante, por isso não é possível uma natureza humana com características universais e eternas, pois não há “ser humano modelo” que sirva de exemplo em todos os tempos. E o motivo para não nos compreendermos fora da nossa pratica social, é que a mesma se encontra mergulhada em um contexto histórico-social e concreto.

2ª ETAPA

A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRARREFORMA CATÓLICA.

A educação implantada no Brasil aconteceu com a chegada dos portugueses e com a implantação do padrão do europeu de educação, porém dentro das populações indígenas já existia um modelo particular de educação, com seus costumes e culturas, havendo um choque cultural, entre os índios e os portugueses. Os europeus impuseram o seu sistema de ensino para os índios, com o modelo de uma educação repressiva, com costumes e a religiosidade européia. Durante 210 anos, os jesuítas foram responsáveis pela educação brasileira, com o governo de Marquês de Pombal, os jesuítas foram expulsos do Brasil. Com isso a educação no Brasil sofreu um grande recuo, varias escolas foram fechadas e as bibliotecas dos conventos foram abandonadas ou destruídas. Após este fato não se conseguiu implantar um sistema educacional nas terras brasileiras, somente com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, que surgiram os primeiros cursos superiores.

3ª ETAPA

Dentro do contexto histórico da educação brasileira, pode-se verificar que, as escolas passaram por mudanças, que influenciaram o sistema brasileiro de educação. No Brasil colônia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com