TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental

Exames: Atps De Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  4.797 Palavras (20 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 20

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Pedagogia

Psicologia da Aprendizagem

Prof. ªMsc. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

Nome: Fabiana Lima dos Santos RA: 384334

Nome: Greice Kelly C. de Souza RA: 351181

Nome: Ione Nascimento Coelho RA: 350971

Nome: Leidiane Menezes da Silva RA: 354421

Nome: Maria Meres Ramos de A. RA: 360485

Manaus 18 de Junho de 2013

INTRODUÇÃO

Segundo o texto ficou claro que cada um de nós somos Filósofos. Porque sabemos pensar, argumentar, refletir, criticar e entender ao próximo ajudando-o a entender o que acontece com ele e ajudá-lo assim a resolver ou direcioná-lo a resolver seus conflitos. Não podemos deixar de filosofar, pois, o ato de filosofar está no sentir, no pensar e no agir. Pensando assim, vamos imaginar que o sentido da nossa vida vem da Filosofia por que quando não sabemos a função da nossa existência começamos a refletir, e assim, ela nos ajuda a compreender a razão da nossa existência da existência do mundo, enfim, tudo que nos perguntamos em pensamento nos leva a outro pensamento e assim começamos a filosofar e a chegar a alguma conclusão, nós sempre olhamos para dentro de nós em um determinado momento da nossa vida e nos fazemos perguntas e as respondemos.

Entendemos que a Filosofia nos dá mais entendimento, direção, nos ensina como agir, como resolver, e como entender até mesmo a nossa existência, tendo esta segurança vamos poder passa-la adiante e é ai que veio a preocupação de uma formação específica como na área da Psicologia por que o Homem entendeu que seria necessário porque as vezes quando temos um problema muito grande nos sentimos incapazes de resolve-lo sozinhos neste momento procuramos alguém que achamos capazes de nos direcionar, o trabalho do Psicólogo é este ouvir, aconselhar e direcionar, ele nos ajuda a nos entender melhor.

A Psicologia é muito importante para a Pedagogia, porque quando se trabalha com pessoas precisamos entender um pouco sobre esta ciência, trabalhar na formação de uma criança é uma coisa muito séria. Precisamos entender como vamos ensinar um aluno se não conhecemos onde está seu problema se ele tem uma dificuldade ou aprende mais rápido, se ele presta atenção na aula ou se ele é imperativo, então estes são apenas alguns exemplos que nos mostram a importância da Psicologia na Pedagogia.

Temos a consciência da importância da Psicologia e de sua história, como começou por quê? Por quem? Enfim temos que trabalhar estas questões, pois, muita coisa podemos mudar através da Psicologia como, por exemplo, podemos ajudar uma criança a entender problemas que ela tenha passado ajudar a superar um trauma, isso pode ser decisivo na formação de uma criança sabemos que até os 6 anos de idade de uma criança podemos ajudar na formação do seu caráter então colaborar com isto é um trabalho do educador também. Então a Psicologia é de fundamental importância para a Pedagogia.

A Psicologia na Educação

Podemos tornar os processos de ensino e aprendizagem mais significativos e realizadores. A aprendizagem do aluno não ocorre apenas do ensino, podemos usar a melhor metodologia, planejar a melhor aula, usar os melhores recursos e a aprendizagem não acontecer. Isso pode acontecer por vários fatores que temos que usar a Psicologia, este aluno pode estar com problemas familiar, ou social, ou até mesmo a falta de uma relação entre Professor e aluno isto não acontecerá se houver um diálogo com nosso aluno, se houver uma compreensão, tem que haver dinâmica, articulação, enfim o aluno quando chega não é muito envolvente, mas isto é função do Professor envolve-lo nas aulas e interações do dia a dia de aula.

O objetivo hoje é nos capacitarmos, para quando estivermos em sala de aula, estarmos preparados para fazer a diferença, aprimorando a compreensão, a dinâmica, estimulamos a reflexão para sabermos quem é nosso aluno, pois, se não conhecermos o nosso aluno como vamos ensiná-lo para obter um melhor resultado? Temos que ensina-lospara se desenvolverem, para aprender melhor as tarefas do dia a dia de sala de aula. A única certeza que temos é que somos dotados de capacidade de aprender, cada um tem o seu ritmo e maneira de aprender, por este motivo é que temos que estar capacitados para conduzir o nosso aluno da melhor maneira possível ao aprendizado.

A Psicologia tem grande contribuição no fator aprendizagem, oportunizando a eficácia da educação, refletindo sobre as teorias Psicológicas e aplicar seus conceitos e métodos acredito que nestes cotidianos de sala de aula não há uma receita e sim possibilidades e escolha em função da realidade de cada aluno na sala de aula, temos que entender que devemos ser educadores, professores e psicólogos. Em sala de aula interagir com os alunos mantendo a autoridade na hora certa, participar mas liderar sempre, dar liberdade de expressão sempre impondo seus limites, ensinando sempre o caminho certo e caminho errado, porque um Professor é um exemplo a ser seguido, muitas vezes o aluno não tem em quem se espelhar por falta de admirar alguém na sua casa então o Professor passa a ser admirado, respeitado e se torna o espelho para o aluno, por isso a importância de saber educar cada criança, podemos sim mudar, ou se não mudamos plantamos pelo menos uma semente de mudança dependendo do grau de dificuldade deste aluno. Se todos Educadores quisesse fazer a diferença, teríamos uma educação melhor no nosso País.

• A teoria de Vigotski era o desenvolvimento cultural e a aprendizagem, enfatiza o vinculo entre a aprendizagem escolar e a cultura constituída historicamente. A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação. O cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio.

• A teoria de Wallon era o desenvolvimento Integral e a aprendizagem, onde no processo de ensino e aprendizagem deve se levar em conta o desenvolvimento integral do individuo.

Eu acredito na Motivação e os processos de ensino e aprendizagem, porque acredito que se um aluno não estiver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com