TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Processos Administrativo

Exames: Atps De Processos Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 6

Análise Critica dos Artigos analisados

O trabalho do gerente executivo uma visão geral e crítica dos professores Antonio Cury e Suzana Bruno, disponível em: Acesso em: 14 out. 2011.

Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem dos professores Marcio Carreira, Alex Mariano, Ana Sartori e Rodrigo Oliveira, disponível em:

Acesso em: 14 out. 2011. Podemos ressaltar que para preparar administradores capacitados é preciso fundamentar o ensino e o treinamento em estudos reveladores sobre suas atividades de trabalho, sendo que a eficácia da formação e treinamento de administradores depende da adoção de uma boa descrição do seu trabalho para podermos alcançar a eficiência. Sabendo que a imagem do executivo trancado por horas em sua sala na realização de um planejamento é pura ficção, uma vez que suas atividades são caracterizadas pela brevidade, pela variedade e pela fragmentação em conseqüência de ser um respondendo cargo. O planejamento é implícito, uma reprogramação de seu dia de trabalho ocorre freqüentemente. A variedade de tarefas e a preferência pelo contato verbal intensificam as relações interpessoais. Por outro lado, o trabalho de executivos encontrou um padrão de comportamento bastante diverso daquele descrito pela “Abordagem do Processo”, o que levou o autor a notar que os executivos têm que lidar com dois desafios do cargo:

1- A diversidade e volume de informações potencialmente relevantes;

2- A dependência de um grande número de pessoas. De tal maneira, que a análise da natureza do trabalho do administrador (claramente trata-se de altos executivos) o autor construiu o modelo de desempenho no cargo a partir da agenda de trabalho e da rede de contatos.

A ação do executivo visa três pontos:

a) Estabelecimento de uma agenda: é sua estratégia pessoal para alcançar as metas de seu trabalho, procurando mais agressivamente informações de outros; fazendo mais habilmente questões; estabelecendo com mais êxito programas e projetos;

b) Construção de redes de contatos: essa rede de relacionamentos cooperativos abrangerá todos aqueles de quem o executivo sinta-se dependente para o desempenho eficaz do cargo, até mesmo fora da organização;

c)Implementação das agendas: para isso se utilizam de recursos orçamentários, e da informação.

As Restrições são os fatores que limitam as organizações . Exemplo: limitações de recursos financeiros, restrições legais ou desaprovação sindical; e por fim as Escolhas são as atividades que o ocupante pode fazer, mas não tem de fazer. Exemplo: como o trabalho é feito ou em tomar parte em alguma atividade organizacional. Para que se possa ter uma organização que aprende é preciso ter eficiência em todos os aspectos e não se pode deixar o trabalho de construção por conta do acaso, ou seja, as organizações que aprendem são fruto da ação e da intenção humana gestão do que do acaso. Nesse ponto, o mundo globalizado e competitivo das empresas gera a necessidade das organizações desenvolverem estratégicas que as diferenciem da concorrência a fim de se destacarem no mercado.

Toda empresa deve focar nas ferramentas gerenciais, no intuito de melhorar a eficiência e a eficácia de suas ações, visando ser um diferencial no mercado competitivo. Com a aprendizagem organizacional, os gestores aprenderão como e quando utilizar as ferramentas de gestão, mudando a forma de ver das empresas, criando uma maior capacidade de enfrentar desafios pela observação do meio no qual estão inseridas.Conforme o trabalho apresentado por SENGE (1990), a Teoria de Sistemas, abrange cinco disciplinas de aprendizagem – pensamento sistêmico, domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada e aprendizagem em equipe – que estimula a criatividade, o trabalho em equipe, a habilidade para enfrentar desafios e a adaptação às mudanças.Através da aprendizagem organizacional os gestores percebem dentro da organização as estruturas sistêmicas por trás dos padrões de comportamento que geram eventos, os quais lhes oportuniza serem agentes modificadores do sistema, favorecendo e criando flexibilidade e agilidade para que a organização possa lidar com a incerteza. A qualidade dos processos e das pessoas forma a base das organizações que aprendem. Não existe um modelo eficiente, porém cada empresa deve utilizar a aprimorar suas metodologias organizacionais, levando em consideração as necessidades da empresa, utilizando, em conjunto, cada uma das disciplinas de aprendizagem.

Para reflexão: Devemos Olhar sempre à frente e ao longe, no intuito de buscar melhorias no aprimoramento das atribuições das ferramentas organizacionais, garantindo as recompensas advindas da inter-relação entre as disciplinas.

Considerações finais

A administração figura única instituição que transcende as fronteiras de países e organizações, apresentando um sentido global e mundial. A moderna administração não se restringe aos limites ou fronteiras nacionais, sendo o novo fulcro central. A administração é a ferramenta, a função ou instrumento que torna as organizações capazes de gerar resultados e produzir o desenvolvimento, permitindo o desenvolvimento e o aumento da qualidade de vida das pessoas. A administração transforma a contribuição das várias ciências em parte de nossa vida cotidiana. (CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4ª ed, Rio de Janeiro: Elsevier, 2007, pags. 5-6).Embora qualquer atividade prática envolva tanto ³decidir´ quanto fazer não tem sido comum reconhecer que uma teoria da administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com