TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Sociologia De Pedagogia

Pesquisas Acadêmicas: Atps De Sociologia De Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 7

Sobre o significado de sociologia:

• Ao afirmarmos que a sociologia é o estudo cientifico da sociedade e sua influencia sobre o comportamento humano, utilizamos métodos cientifico para a abordagem dos diversos fenômenos sociais existentes nas diferentes sociedades humanas.

• Os sociólogos de modo geral examinam as forças sociais e observam as tendências e os padrões que podem ser generalizados. Para explicar os padrões sociais são utilizados conceitos como os de estrutura social e cultura, entre outros.

Contribuições para a educação.

• A escola transmite, particularmente, às crianças a experiência de lidar com uma grande organização, onde as relações sociais são diferentes daquelas encontradas no núcleo familiar. Tomam contato com uma certa burocracia, com regras que são aplicadas a todos e no qual os indivíduos são reconhecidos pelo seu desempenho, este é um importante momento do progresso de socialização, quando as relações informais--pessoais que predominam na família são substituídas por relações formais - impessoais. Nesta fase podem tomar contato com membros de subculturas existentes na sociedade que provocará um aprofundamento do seu processo de socialização, consolidando sua personalidade tanto individuais como social.

Neste trabalho, apresentamos uma discussão sobre aspectos relacionados às origens e ao desenvolvimento do campo científico da sociologia da educação segundo um enfoque que trata a produção do conhecimento a partir de suas vinculações aos contextos sociopolíticos que o condicionam.

Para tanto, vinculamos esse processo à tentativa da educação de se afirmar como campo de conhecimento autônomo frente ao diálogo com outros campos científicos, o que pressupõe discutir o problema da busca de definição do status da educação como ciência. Assim, interessa-nos articular o debate à busca da autonomia e identidade da educação como campo científico que, por volta de 1950, procura se consolidar e definir objeto de estudo próprio e legítimo. Esse tipo de enfoque se situa no campo da sociologia do conhecimento e se constituirá sob uma dupla perspectiva: como um fenômeno histórico-social e como um processo intelectual, o que significa afirmar que procuramos resgatar a trajetória da sociologia da educação a partir das tendências teórico-metodológicas de prestígio e da sua inserção no contexto político-social, destacando os aspectos relacionados às mudanças na função social assumida pela escola ao longo do tempo.

Etapa 2:

Ensino: A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou recentemente resultados de pesquisa internacional sobre Ensino e aprendizagem, realizada em 24 países, tendo como objetivo contribuir para o desenvolvimento de políticas educacionais mais efetivas, com foco no ambiente de aprendizagem e condições de trabalho oferecidas pelas Escolas. No entanto, dentre os países participantes, o Brasil é o que consome menos tempo em Ensino e aprendizagem e mais tempo com a manutenção da ordem em suas salas - deixando evidente que grande número dos regentes de classe não atinge o padrão de disciplina indispensável ao Ensino, durante a aula As crianças desde pequenas aprendam os seus direitos e deveres, mais o difícil é elas entenderem os seus deveres, até onde vão, e onde começam os direitos, os limites dos outros. Além do mais deparamos com Professores recebendo minguada remuneração, Escolas caindo aos pedaços, salas de aula abarrotadas de Alunos, falta de materiais, equipamentos ultrapassados, instalações inadequadas, inadequação dos conteúdos programáticos; tudo isso apenas tangencia o problema, que é muito maior, é social.

Cultura: A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades. Dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural: a invenção ou introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de outras culturas. A educação deve reforçar o respeito pelas culturas, e compreender que elas são imperfeitas em si mesmas, à margem do ser humano. Todas as culturas, como a nossa, constituem uma mistura de superstições, ficções, fixações, saberes acumulados e não criticados, erros grosseiros, verdades profundas, mas essa mescla não é discernível em primeira aproximação e é preciso estar atento para não classificar como superstições saberes milenares, como, por exemplo, os modos de preparação do milho no México, que por muito tempo os antropólogos atribuíram a crenças mágicas, até que se descobriu que permitia que o organismo assimilasse a lisina, substância nutritiva que, por muito tempo, foi o seu único alimento. Assim o que parecia irracional? Respondia a uma racionalidade vital.

Sociedade: Konder (2000, p. 112) afirma que não existe "sociedade humana sem trabalho e sem educação":

Toda sociedade vive porque consome; e para consumir, depende da produção, isto é do trabalho.

Toda sociedade vive porque cada geração nela cuida da formação da geração seguinte e lhe transmite algo dos seus conhecimentos e da sua experiência, educando-a.

Não há sociedade humana sem trabalho e sem educação.

A questão social da educação é notória o papel da sociedade sobre esta. Pois, o fato delas estarem interligadas não faz com que nos esqueçamos das diversas transformações que a sociedade tem passado. Entre estas transformações podem ser consideravelmente lembradas: a democratização da educação, a tecnologia, a evolução da cultura pelas diversidades e respeito às mesmas. As novas tecnologias tem sido as maiores fontes de transformação da sociedade, porque é partindo desse pressuposto que a educação tem promovido progressos. Estes progressos estão elevando a sociedade a um patamar incalculável de conhecimento. E esse é o resultado da democratização que a educação tem passado ao longo dos anos, ao respeito às diferenças e valor às culturas.

Interpretação do 1º quadrinho: neste quadrinho mostra que a mesma agua vai para diversas pessoas mais me parece que chegam de maneiras diferentes a menina que tem condição, que digamos tem uma vida boa, ela recebe a agua limpinha pode tomar banho de chuveiro, escovar os dentes, encher a piscina, e gastando muita agua pelo visto e na outra imagem já mostra a outra cara da moeda a agua parece que esta suja tem pneu e da pra ver a cara de sofrimento deste homem e o lixo em volta, a diferença é absurda.

Interpretação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com