TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Desenho Tecnico

Dissertações: Atps Desenho Tecnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS: DESENHO TÉCNICO

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Desenho Técnico, do curso de Engenharia Civil, da Faculdade Anhanguera de Taubaté unidade 2.

Orientador: Profª. Fernanda Vierno

ETAPA 1

Passo relacionado à disciplina de desenho técnico.

a) Qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

Um determinado objeto pode ser descrito de muitas maneiras. Através de seu nome ou de um desenho, que pode ser um desenho livre mais ou menos artístico ou um desenho técnico. Como se fará então a distinção.

O desenho técnico deve ser legível, transmitindo todas as características do objeto que representa, sem causar dúvidas na forma como o descreve, é destinado a explicar com rigor e exatidão a forma e as dimensões do objeto representado. Para isto o desenhista precisa seguir regras normativas, que no caso de nosso país é regulado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Os desenhos artísticos não seguem normas ou regras, transmitindo apenas as ideias e desenho de seu artista, de maneira pessoal e pode ter diferentes interpretações e significados. Não transmite quantificação das dimensões ou ênfase em detalhes.

b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

O desenho técnico pode assumir diversos modos de representação, mais deve manter sempre o rigor e a objetividade que os caracterizam. Os mais usados em desenho técnico são as representações em Vista e em Perspectiva

Perspectivas: é usada quando se quer ter uma visão espacial, rápida de determinado objeto. É a técnica de representação do objeto em espaço tridimensional para uma superfície plana, fazendo com que a imagem obtida se aproxime daquela que vemos.

Vistas Múltiplas, baseada no conceito de projeção ortogonal, possui uma gama muito grande de informações, desde um simples esquema até um desenho de produção completo, com anotações, notas fabricação, notas de montagem e permitindo visualizar imediatamente o objeto representado.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

Existem vários organismos, nacionais e internacionais que produzem normas sobre vários assuntos, entre os quais o desenho técnico.

O principal órgão regulamentador de normas é a ISO (International Organization for Standardization), e serve como base para elaborar também as normas aqui regidas e controladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Passo 3

Questionamentos pertinentes sobre o capítulo 3 do PLT.

a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

Tem como objetivos a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade. É normalizado pela ABNT 14699, que diz o seguinte:

“Esta Norma fixa as condições exigíveis de proporções e dimensões para representação gráfica de símbolos de tolerância geométrica em desenho técnico.”.

b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.

Para as linhas de contorno visível e Arestas visíveis é utilizados as do tipo A, com descrição (Continuo grosso).

Para as linhas de contorno invisivel e arestas invisíveis são utilizadas as do tipo E, com descrição (interrompido grosso*) e as do tipo F com descrição (interrompido fino*).

c) A utilização crescente de programas de CAD 3D e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.

É necessário que o desenho em papel esteja disponível no local de execução do projeto, para que seja feita consultas rápidas e com escalas reais para melhor entendimento, para que não haja erros em sua execução

É importante também para que se tenha um histórico de projeto, já que qualquer alteração é devidamente documentada diretamente no desenho.

d) Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja, escala 1:1. Na prática, verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível. Explique quando devemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com