TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estrategia

Artigo: Atps Estrategia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 6

A análise SWOT foi criada por dois professores da Harvard Business School e depois de sua criação foi e ainda é muito utilizado em várias empresas e por várias pessoas. Estuda a competitividade das empresas, avaliando quatro variáveis: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

O nome vem das iniciais das quatro palavras em inglês:

Strenghts

Weaknesses

Oportunitiesd

Threats

É uma ferramenta essencial para uma empresa, pois é através dela que conseguimos ter uma visão clara e objetiva sobre quais são as forças e fraquezas do ambiente interno e as oportunidades e ameaças do ambiente externo e os gerentes conseguem elaborar estratégias para obter vantagem competitiva e melhor desempenho organizacional.

O gestor deve começar a pensar em ternos do que a empresa pode fazer bem e onde estão suas deficiências.

A análise do ambiente interno é importante, pois através dessa análise que a empresa consegue verificar quais são suas forças fraquezas, assim podendo obter vantagem competitiva utilizando e potencializando suas forças para aumentar a participação de mercado, elaborando estratégias para minimizar ou até mesmo eliminar suas fraquezas.

Os pontos fortes são aqueles que devem ser amplamente explorados pela organização, são as características que podem influenciar positivamente no desempenho da empresa, é um fato que diferencia a empresa de seus concorrentes e que permite que responda rapidamente as necessidades do mercado.

As fraquezas são as deficiências que fazem a capacidade de desempenho da empresa diminuir e devem ser superados para evitar a falência da empresa.

O ambiente externo deve ser sempre muito bem analisado porque influi diretamente os fatores do ambiente interno. Através dele conseguimos identificar as oportunidades e tirar proveito delas e superar as ameaças.

As oportunidades são fatores que não podem ser controlados pela empresa e que são relevantes para o planejamento estratégico, está ligado em aumentar a lucratividade da empresa e atender seus clientes suprindo necessidades não satisfeitas pelo mercado.

Refere tanto no ambiente externo da empresa quanto no interno, influenciando quase sempre positivamente no ambiente interno.

As ameaças são fatores negativos da empresa em relação ao mercado, podendo prejudicar seu desenvolvimento.

O estudo de caso foi feito em uma escola de idioma e os resultados foram:

Oportunidades – Fazer parcerias ou fusões com outras empresas para divulgar a marca e atrair novos públicos

Ameaças – Ficar atento as condições econômicas que possam diminuir o poder aquisitivo do publico alvo ( Classe A e B )

Forças – Estar sendo referencias em formação da língua francesa. Estar mais de 77 anos em SP, se tornando fortemente conhecida no mercado.

Fraqueza – Evitar troca constante de diretoria, melhor definição de funções.

1-O que é ambiente interno e como analisa-lo?

O ambiente interno nos mostra os defeitos e as qualidades da empresa que está sendo analisada, ou seja, os pontos fracos e fortes em que a empresa se encontra em relação à atuação de seu produto no mercado.

Além dos pontos fracos e fortes também analisamos os pontos neutros, que são aqueles que no exato momento não estão sendo considerados nem defeitos nem qualidades e que ao longo do tempo vão se determinando pontos fracos ou pontos fortes.

Podemos também analisar suas capacidades e competências para obter sucesso no negócio em que se propõe a atuar.

A melhor maneira de analisa-lo é através da Análise SWOT, uma ferramenta de gestão bastante utilizada entre as empresas, e que apesar de ser simples é bastante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com