TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Formação Social Economica E Palitica Do Brasil

Dissertações: ATPS - Formação Social Economica E Palitica Do Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

Republica da Espada – 1889 a 1894

- País liderado por militares, eleito de forma indireta.

 Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

- inicio ápos a derrubada da monarquia.

- primeira ditadura militar do Brasil.

- Tomada de decissões importantes para o Brasil:

 Instituiçãi do casamento civil.

 Nova bandeira com o lema “ Ordem e Progresso”.

 Separação oficial entre a igreja e o estado (fim do regime do padroado).

- Forte repressão contra os levantes populares.

- Consolidação da República por Froriano Peixoto

- Caida da República da Espada diante do poder politico dos barões do café de São paulo e dos pecuaristas de Minas Gerais.

- Institucionalização da República do Café com Leite.

Guerra de Canudos

A situação do Nordeste brasileiro, no final do século XIX, era muito precária. Fome, seca, miséria, violência e abandono político afetavam os nordestinos, principalmente, a população mais carente. Além do que grandes proprietários agrários, também conhecidos como coronéis, mantinham uma enorme massa de sertanejos em condições de absoluta miséria. Como não possuíam terras, os sertanejos eram obrigados a aceitar as péssimas condições de trabalho impostas pelos coronéis. O governo da República recém-instaurada precisava de dinheiro para materializar seus planos, e só se fazia presente no Sertão pela cobrança de impostos. Toda essa situação, em conjunto com o fanatismo religioso, desencadeou um grave problema social, uma guerra que iniciou em 1896 no sertão da Bahia e teve a duração de quase um ano, devido à força adquirida, o governo da Bahia pediu o apoio da República para conter este movimento formado por fanáticos religiosos, gente paupérrima que viam no discurso do peregrino Antônio Conselheiro a idéia de libertação e salvação para a vida eterna, jagunços e sertanejos.

Era Vargas

Getúlio Vargas governou o Brasil durante quinze anos, de 1930 a 1945. Estes anos são conhecidos como a Era Vargas e suas características são as diversas alterações que o então presidente realizou no país nos setores sociais e econômicos. Nesse período, concentrou todo o poder em suas mãos. O Congresso foi fechado e os governantes dos estados, chamados interventores, foram nomeados pelo presidente. Getúlio começou seu governo atendendo a algumas reivindicações dos trabalhadores estabeleceu de jornada de oito horas de trabalho diárias, repouso semanal remunerado e obrigatório, férias pagas, indenização por tempo de serviço quando o trabalhador fosse demitido, etc. Assim, Vargas pretendia ao mesmo tempo, conquistar o apoio da classe operária e garantir sua submissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com