TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Formação Social, Econômica E Política Do Brasil

Artigo: ATPS Formação Social, Econômica E Política Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  4.895 Palavras (20 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 20

Ano I – Edição 1 – Setembro 2013

I - INTRODUÇÃO

II - DESENVOLVIMENTO

Etapa 1

Etapa 2

Etapa 3

Etapa 4

III- CONCLUSÃO

IV - REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Introdução:

Através deste estudo, você poderá conhecer e compreender a trajetória marcante do povo, dos artistas, políticos, dentre outras personalidades do Brasil. Começando pelo artista plástico francês, Jean Baptiste Debret, que encantou-se com o País, fazendo dele sua morada e expressando através de sua arte as mais diversas e verdadeiras faces do Brasil.

Nas páginas subseqüentes, acompanhe a vida de Carlota Joaquina, sua personalidade forte, seu comportamento a frente de seu tempo, seus sucessos e seus fracassos.

Saiba mais sobre a Guerra de Canudos, Era Vargas, A História da televisão Brasileira, A Censura nos tempos de Ditadura Militar contendo a análise da música de Caetano Veloso e seu indiscreto protesto contra o abuso das autoridades da época.

Tenha uma visão mais aprofundada sobre a história das favelas no Brasil, contendo dados e estatísticas alarmantes sobre o problema.

Encontre as causas e efeitos da Modernização, os aspectos bons, ruins, as mudanças e contrastes trazidos ao passar dos anos.

Etapa 1 - Passo 2

O pintor da Verdade

Jacques Louis David era um artista plástico (pintor, desenhista) de origem francesa que trazido ao Brasil pelo príncipe D. João VI, no ano de 1816, incorporou, juntamente com outros artistas a missão artística francesa.

Debret morou no Brasil durante 15 anos adquirindo uma relação emocional com o país.

Autorretrato de Debret

Jean Baptiste Debret foi o autor de obras históricas, revelando detalhes e peculiaridades do povo brasileiro como: religião, cultura e os costumes. O artista traduzia com realismo o cotidiano da sociedade brasileira.

De formação neoclássica, Debret pode ser considerado um atuante do romantismo ao menos, após analisar sua obra em viagem pitoresca a historia ao Brasil.

Religião, culturas e costumes.

Apesar de causar pouco impacto na França, Debret publicou Voyage Pittoresque et Historique au Brasil, Obra composta de 153 pranchas que incluem textos e retratos reveladores da nação brasileira.

O estilo dessa obra é dividido em 3 partes:

1ª Parte (1834) – Representava os índios, a mata brasileira e a vegetação nativa.

2ª Parte (1835) – Concentra-se nos escravos negros, trabalho urbano e praticas agrícola.

3ª Parte (1839) – Relatam as cenas do cotidiano, as manifestações culturais, como festas e tradições populares.

Em 1826, Debret vai para a academia Imperial de Belas Artes onde leciona e retrata tipos humanos, costumes e paisagens. Além de suas obras, desenha uniformes, trajes de gala da corte, diplomas, insígnias e cenografia de teatros.

Alguns de seus alunos têm destaque na historia das artes: Simplício de Sá, Manuel de Araújo Porto-Alegre e Augusto Muller.

Em 1928, Debret organiza a primeira mostra publica de arte no Brasil chamada de Exposição de Classe de Pintura Historia da Imperial Academia das Belas Artes.

Através de sua arte, o pintor expressa, as características do povo brasileiro, mostra as casas, ocas de índios e os rostos dando um toque iluminista Frances.

Jean Debret deixa o Brasil em 1931 com 63 anos de idade, alegando problemas de saúde. Debret é considerado um grande contribuinte para o Brasil na grandeza e abrangência de sua arte.

O artista tem sua morte aos 80 anos, no ano de 1848 em Paris.

Passo 4

Filme: Carlota Joaquina, a princesa do Brasil.

A traição é um dos comportamentos citados no filme que era bastante comum naquela época Carlota Joaquina era uma mulher casada que tinha nove filhos e somente quatro era de seu marido, ela não se sentia satisfeita com seu marido e o traia com vários homens de diferentes raças, classe social. A traição é muito vista nos dias de hoje, as pessoas sentem-se infelizes em seus casamentos e acabam cometendo a traição. A traição esta ligada a uma disfunção da relação em que cada um dos conjugues tem uma parcela igual de responsabilidade.

O racismo era bastante cometido pela própria Carlota à expressão “negra” era mesma coisa que bicho, as pessoas negras eram tratadas de uma forma absurda, olhadas com cara de desprezo, o único direito que elas tinham era servir os outros e eram culpadas e presas tudo que acontecesse de errado. Nos dias de hoje ainda existe o racismo, porem as pessoas tentam disfarçar não querem admitir, mas tem o jeito diferente de se expressar, de olhar. Muitos negros perde a oportunidade de arrumar um emprego, ingressar em uma faculdade por ser negros. O racismo é um dos comportamentos que aparentemente não terá fim e sim ser tapado, mas de uma forma ou outra sempre aparecera.

A ambição era muita cometida pelos portugueses, pois eles não estavam satisfeito com o que tinham então decidiram vir pro Brasil para explorar o que havia no país a partir dai eles conseguiram erguer-se.

Hoje em dia a ambição é normal por pessoas que não estão satisfeitas com que teme querem sempre mais, essas pessoas são capazes de cometer crimes, aproveitam-se de pessoas simples, ingênuas para conseguir o que querem muitas pessoas não aceitam que a outra esteja melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com