TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gerencial

Exames: Atps Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  1.821 Palavras (8 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 8

Etapa 3

Principais métodos de custeio

A seguir os métodos de custeio e suas vantagens e desvantagens, observando se que somente o de absorção esta de acordo com princípios da contabilidade, outro que é admitido é o custeio padrão, desde que as variações sejam ajustadas trimestralmente.

Teoria das restrições

Proposta pelo físico Eliyahu Moshe Goldratt no livro A Meta, a chamada teoria das Restrições, é uma filosofia de negócios que se baseia na existência de restrições ou gargalos. Um gargalo nada mais é que um recurso dentro do sistema de produção cuja capacidade é menor ou igual à demanda alocada para esse recurso.

Podemos dar de exemplo de gargalo, uma maquina que não esteja em operação ou que esteja com defeito, era não poderá suprir com sua meta ou com qualquer coisa, fora de operação não dá resultados para a empresa.

Neste tipo de conceito, a empresa é vista como um todo, não há a separação de processos, exigindo assim uma visão sistêmica.

O custeamento no conceito da teoria das restrições é feito agregando aos materiais diretos as despesas variáveis unitariamente.

A teoria da restrição da ênfase no ganho e não na diminuição do custo, por isto não vem sendo utilizada com forma de custeio.

Custeio direto ou Variável

No custeio variável o custo do produto é contabilizado agregando ao valor da matéria prima, as despesas variáveis e a mão de obra direta. Os custos fixos indiretos não são agregados, tornando se despesas do período.

Segundo padoveze, pag. 362.

Vantagens do custeamento direto

• O custo do produto é mensurável objetivamente, pois não sofrerão processos arbitrários ou subjetivos de distribuição dos custos comuns;

• O lucro líquido não é afetado por mudanças de incremento ou diminuição de inventários;

• Os dados necessários para a análise das relações custo-volume-lucro são rapidamente obtidos do sistema de informação contábil;

• É mais fácil para os gerentes industriais entenderem o custeamento dos produtos, pois os dados são próximos da fabrica e de sua responsabilidade, possibilitando a correta avaliação de desempenho setorial;

• O custeamento direto é totalmente integrado com custo padrão e orçamento flexível, possibilitando o correto controle;

• O custeamento direto constitui um conceito de custeamento de inventário que corresponde diretamente com os dispêndios necessários para manufaturar os produtos;

• O custeamento direto possibilita mais clareza no planejamento do lucro e na tomada de decisões.

Desvantagens do custeamento direto

• A exclusão dos custos indiretos para valoração dos estoques causa sua subavaliação, fere os princípios contábeis e altera o resultado do período;

• Na prática, a separação de custos e variáveis não é tão clara como parece, pois existem custos semivariáveis e semifixos, podendo o custeamento direto incorrer em problemas semelhantes de identificação dos elementos de custeio;

• O custeamento direto é um conceito de custeamento e análise de custos para decisões de curto prazo, mas subestimam os custos fixos, que são ligados a capacidade de produção e de planejamento de longo prazo, podendo trazer problemas de continuidade para a empresa.

As vantagens e desvantagens aparecem dependendo do critério de avaliação para tomada de decisões.

Custeio por absorção

O custeio por absorção agrega o custo de todos os gastos inerentes à fabricação ao produto, sendo eles, direto, indireto, fixo ou variável, de estrutura ou operacional.

Os tipos de gastos que o custo agrega valor à matéria prima, são:

Despesas variáveis, mão de obra direta, indireta, despesas gerais industriais e depreciação.

Esses gastos são transformados em custo unitário, por meio de rateio das despesas e alocação aos diversos produtos e serviços.

Por estes fatores ele vem sendo o mais utilizado e por ser critério fiscal e legal praticamente no mundo todo.

Custeio ABC

Custeio baseado em atividades, ele aprimora o custeamento do produto, através de mensurações corretas dos custos fixos indiretos em cima das atividades geradoras desses custos.

Segundo nakagawa (1994), “O ABC é uma metodologia desenvolvida para facilitar a análise estratégica de custos relacionados com as atividades que mais impactam o consumo de recursos de uma empresa. A quantidade, a relação de causa e efeito e a eficiência e eficácia com que os recursos são consumidos nas atividades mais relevantes de uma empresa constituem o objetivo da analise estratégica de custos do ABC.

Podemos dizer que o custeio baseado em atividades (Custo ABC) do inglês Activity Based Cost é um aperfeiçoamento dos métodos anteriores principalmente do método de Absorção , ele identifica um conjunto de custos para cada evento ou transação, na organização que age como direcionador de custo.

A utilização do sistema de custeio ABC é de grande importância, pois ele não apenas dá valor ao estoque, mas também gera informação para fins gerenciais auxiliando na tomada de decisões

RKW- Custeio integral

O custeio integral nada mais é que o prolongamento do custeio de absorção.

No custeio integral as despesas com vendas e administração são consideradas como gastos do período, essas despesas são alocadas ao produto através do critério de distribuição.

Etapa 4

ORÇAMENTO

O orçamento é ferramenta utilizada pela empresa para controle do processo operacional da empresa, e envolve todos os setores da mesma. Ele é uma repetição dos relatórios gerenciais com dados previstos, ou seja fazer um orçamento é simples basta colocar no sistema de informações gerencial da empresa os dados que deverão acontecer no futuro.

Segundo o dicionário orçamento é o ato de estimar uma situação futura, com base

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com